“Zona Franca é prioritária”, diz Mourão, em solenidade na FIEAM

Em pronunciamento oficial durante homenagem que recebeu na sede da Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (Fieam), no Centro., o vice-presidente da República, general Hamilton Mourão, disse que é preciso trazer novos valores agregados para a Amazônia. “A Zona Franca continua prioritária e precisamos melhorar o que existe aqui”, garantiu. Ele também confirmou a recuperação da BR-319 e destacou a importância das reformas da Previdência e Tributária.

Mourão recebeu a medalha “Grandes Amazônidas”, concedida pela Associação PanAmazônia para personalidades que realizam trabalhos em prol da população e da integração da região Amazônica.

Mourão ressaltou que é prioridade do governo federal a integração da Amazônia ao restante do Brasil. A conclusão do asfaltamento da BR-319, a consolidação da hidrovia do rio Madeira, o fortalecimento do modelo Zona Franca de Manaus e o apoio ao desenvolvimento de novas matrizes econômicas no Amazonas são investimentos considerados fundamentais pelo atual governo.
Amazônia estratégica – O general Hamilton Mourão destacou que o atual governo sabe da importância estratégica da Amazônia para o País, região que desperta cobiça cada vez maior com a escassez de matérias-primas no mundo. Para tanto, afirma, é preciso integrá-la, e um dos caminhos é a infraestrutura. Nesse sentido, disse que os ministérios e órgãos envolvidos no projeto de conclusão do asfaltamento da BR-319 estão alinhados com esse pensamento e não há porque não concluir a rodovia.
“O presidente Jair Bolsonaro é um estadista, não está pensando em eleição, está preocupado sim com o País. Nos últimos tempos, o País esteve de costas para a Amazônia e vamos inverter isso. Precisamos integrá-la, e isso se faz com infraestrutura; BR-319 e a hidrovia do Madeira são prioridades”, destacou o vice-presidente.
Defesa da Zona Franca – Na palestra, o general Mourão falou ainda sobre as reformas estruturantes que o País precisa implementar, como da Previdência, Trabalhista e a Tributária. E nesse aspecto, destacou que é preciso desonerar as empresas para o País voltar a crescer.
“Nesse caso, a Zona Franca é um caso a parte, e precisamos sim fortalecê-la e fazê-la produzir mais’’, disse ele a uma plateia que se mostrou satisfeita ao ouvir posicionamentos firmes do vice-presidente em defesa da Amazônia, de sua integração, e em defesa da Zona Franca.
Vigilância – Na avaliação do governador em exercício, Carlos Almeida, o posicionamento do general Mourão em defesa da região é conhecido, especialmente porque a compreende em profundamente, enquanto militar que atuou intensamente no próprio Amazonas. “Estamos construindo uma parceria importante com o governo federal. E além da nossa vigilância, em especial do governador Wilson Lima, temos uma bancada valorosa e atuante em Brasília”.
ARTHUR

“A Amazônia é uma região estratégica para o Brasil e para o mundo, porque a água será a principal commodity da metade deste século. E proteger Amazônia é proteger a Zona Franca de Manaus, que mantém 97% da floresta amazonense preservada”, disse o prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto, na mesma solenidade.

Entre outras autoridades políticas e empresariais, o prefeito de Manaus participou da palestra “A importância estratégica da Amazônia para o Brasil”, proferida pelo vice-presidente, e elogiou a postura de Hamilton Mourão frente aos interesses do Amazonas. “Até disse a ele que estava falando com alguém já convencido sobre a importância da região e entendo que há disposição dele em procurar conduzir com o presidente (Jair Bolsonaro) o asfaltamento da BR-319, que abre caminho para nossos produtos para o resto do país e com o Pacífico”, avaliou.

CARLOS ALMEIDA

Nas palavras do governador em exercício, Carlos Almeida, o atual governo tem demonstrado preocupação com a região e investir em infraestrutura e no fortalecimento do Polo Industrial de Manaus ampliará o horizonte de desenvolvimento do Estado.
“Nossa maior preocupação é com a integração. E para tanto, precisamos de infraestrutura. A BR-319 e a Zona Franca são fundamentais para o nosso Estado. Com infraestrutura, podemos induzir o desenvolvimento de novas matrizes econômicas, como é o caso da exploração do potássio, que estamos tratando com toda atenção”. Carlos Almeida defende que, enquanto são construídas as bases de uma nova economia, é necessário fortalecer a Zona Franca.

Qual Sua Opinião? Comente:

Deixe uma resposta