“Vou comprar os alimentos da merenda escolar aqui mesmo”, garante Zé Ricardo

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on email
Share on print

Dos cerca de 2,2 milhões de habitantes de Manaus, cerca de 600 mil estariam em insegurança alimentar (IBGE-2017/2018). Mas estudos indicam que até o final do ano, também como consequência da pandemia, mais de 1 milhão de pessoas estarão desocupadas na cidade, aumentando mais ainda a fome e a miséria. Diante dessa realidade, no minicomício desta sexta (23), o candidato a prefeito de Manaus, Zé Ricardo (PT), comprometeu-se em priorizar o abastecimento alimentar da população, fortalecendo o setor primário, com a compra de 30% da merenda escolar originários da produção local, além de incentivar as indústrias do Distrito Industrial a também comprar desses produtores, já que consomem uma média de 10 milhões de refeições por mês.

“A produção rural e a agricultura familiar precisam ser fortalecidas, garantindo alimentação para as famílias e renda a esses trabalhadores. E o município pode ser o principal parceiro, priorizando a compra de alimentos para destinação às escolas do Município e demais estruturas que necessitem. Além disso, iremos fazer parceria com o Estado para melhorar estradas e vicinais, facilitando o escoamento da produção, além de apoiar famílias e pequenos produtores no acesso a linhas de crédito, para investimento na modernização e ampliação de suas produções e cultivos”, declarou Zé Ricardo.

Para ele, a cidade necessita de diversos espaços que apresentem condições para a comercialização de produtos da região, como nas feiras e mercados, facilitando o acesso da população a esses alimentos da terra. “Iremos incentivar eventos de agricultura familiar nos bairros e revitalizar feiras e mercados existentes na cidade, como ainda estimular a cultura da alimentação saudável associada à geração de emprego e renda, incentivando as famílias que têm quintais a cultivar hortaliças, frutas e verduras”.

Revitalizar a área rural de Manaus, com crédito de investimento, assistência técnica e garantia de preço é outra proposta do candidato nessa área, como ainda propõe a criação de programas de agricultura urbana, com produção orgânica, na perspectiva da agroecologia. E Zé Ricardo completou ser urgente transformar a segurança alimentar como política pública de fato, para vencer a fome, a desnutrição e outras tantas mazelas que ainda envergonham o país e seus municípios, como Manaus.

Como agenda deste sábado (24), Zé Ricardo e sua vice, Marklize, iniciam a manhã com bandeiraço e minicomício na Zona Leste, seguido de reunião para discutir propostas na área do esporte. À tarde, reúnem-se com moradores da Zona Norte e finalizam o dia com caminhada também nessa mesma zona. Já à noite, eles participam de reunião com lideranças na Zona Centro-Oeste. Como agenda de domingo (25), o candidato e sua vice realizam pela manhã carreata pelos bairros da Zona Norte, seguido de reunião com moradores dessa mesma zona. E, no final da tarde, reúnem-se com apoiadores também da Zona Norte da cidade.

Qual Sua Opinião? Comente:

Deixe uma resposta