“Vou comprar os alimentos da merenda escolar aqui mesmo”, garante Zé Ricardo

Dos cerca de 2,2 milhões de habitantes de Manaus, cerca de 600 mil estariam em insegurança alimentar (IBGE-2017/2018). Mas estudos indicam que até o final do ano, também como consequência da pandemia, mais de 1 milhão de pessoas estarão desocupadas na cidade, aumentando mais ainda a fome e a miséria. Diante dessa realidade, no minicomício desta sexta (23), o candidato a prefeito de Manaus, Zé Ricardo (PT), comprometeu-se em priorizar o abastecimento alimentar da população, fortalecendo o setor primário, com a compra de 30% da merenda escolar originários da produção local, além de incentivar as indústrias do Distrito Industrial a também comprar desses produtores, já que consomem uma média de 10 milhões de refeições por mês.

“A produção rural e a agricultura familiar precisam ser fortalecidas, garantindo alimentação para as famílias e renda a esses trabalhadores. E o município pode ser o principal parceiro, priorizando a compra de alimentos para destinação às escolas do Município e demais estruturas que necessitem. Além disso, iremos fazer parceria com o Estado para melhorar estradas e vicinais, facilitando o escoamento da produção, além de apoiar famílias e pequenos produtores no acesso a linhas de crédito, para investimento na modernização e ampliação de suas produções e cultivos”, declarou Zé Ricardo.

Para ele, a cidade necessita de diversos espaços que apresentem condições para a comercialização de produtos da região, como nas feiras e mercados, facilitando o acesso da população a esses alimentos da terra. “Iremos incentivar eventos de agricultura familiar nos bairros e revitalizar feiras e mercados existentes na cidade, como ainda estimular a cultura da alimentação saudável associada à geração de emprego e renda, incentivando as famílias que têm quintais a cultivar hortaliças, frutas e verduras”.

Revitalizar a área rural de Manaus, com crédito de investimento, assistência técnica e garantia de preço é outra proposta do candidato nessa área, como ainda propõe a criação de programas de agricultura urbana, com produção orgânica, na perspectiva da agroecologia. E Zé Ricardo completou ser urgente transformar a segurança alimentar como política pública de fato, para vencer a fome, a desnutrição e outras tantas mazelas que ainda envergonham o país e seus municípios, como Manaus.

Como agenda deste sábado (24), Zé Ricardo e sua vice, Marklize, iniciam a manhã com bandeiraço e minicomício na Zona Leste, seguido de reunião para discutir propostas na área do esporte. À tarde, reúnem-se com moradores da Zona Norte e finalizam o dia com caminhada também nessa mesma zona. Já à noite, eles participam de reunião com lideranças na Zona Centro-Oeste. Como agenda de domingo (25), o candidato e sua vice realizam pela manhã carreata pelos bairros da Zona Norte, seguido de reunião com moradores dessa mesma zona. E, no final da tarde, reúnem-se com apoiadores também da Zona Norte da cidade.

Qual Sua Opinião? Comente:

Deixe uma resposta