Violinista prodígio aprovada para professora da UEA é vítima de injustiça

A violinista Barbara Bianca Carvalho Soares, que foi aprovada no processo seletivo simplificado de número 11/2021 para professora substituta da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), está sendo vítima de acusações injustas de favorecimento no certame. Considerada um prodígio desde que ingressou no Liceu Claudio Santoro, como aluna comum, ela vem colecionando primeiros lugares em várias avaliações e já tem 20 anos de música, inclusive com mestrado pelo Instituto Politécnico de Castelo Branco, de Portugal.

Os acusadores da violonista acusam um dos três três examinadores, o músico e professor Igor Jouk, de tê-la favorecido por ser amigo dela. Usam como prova fotos publicadas nas redes sociais, em que os dois aparecem juntos em ocasiões sociais. Só que ele tem relação também com todos os outros concorrentes. Os testes consistiram em avaliações práticas (habilidade no violino) e didáticas (habilidade no ensino).

Soares tem 20 anos de carreira. É bacharel em Música pela própria UEA e é professora Suzuki certificada, ou seja, tem a habilidade reconhecida internacionalmente. Ela começou no Liceu Claudio Santoro aos 12 anos e sempre foi “a mais aplicada de todos os músicos que formamos”, segundo relato do advogado, escritor e ex-secretário de Cultura, Robério Braga, atual presidente da Academia Amazonense de Letras.

“Ela foi brilhante em todos os concursos para a orquestra Amazonas Filarmônica. É uma pessoa digna e grande professora. Não seria agora que o favorecimento a transformaria em professora da UEA. Conheço os examinadores. São todos pessoas sérias. Estas acusações são absurdas”, acrescenta Robério.

Não existe nenhum recurso formal contra o resultado do processo seletivo.

Qual Sua Opinião? Comente:

Este post tem um comentário

  1. Maely Almeida

    Puxa,que injustiça com a professorinha eu e todos que estudamos com ela sabemos que ela não gosta de nenhum tipo de trapaça ela leva à música muito a sério,desejo força a Professora Barbara à seus amigos e a todos que estão passando pelo contrangimento. A JUSTIÇA E A VERDADE SEMPRE APARECEM E VENCEM NO FINAL. Espero que maus momentos não arranque o sorriso e otimismo que a senhora me ensinou a ter eu e à seus outros alunos.Boa Sorte

Deixe uma resposta