Vinho em lata, tendência focada nos mais jovens, chega a Manaus

Uma tendência vem ganhando cada vez mais espaço no mercado de bebidas do Brasil. Trata-se dos vinhos em lata, que têm chamado atenção dos apreciadores dessa delícia milenar e atraído um novo público consumidor, formado por jovens.

O sommelier Alexsander Oliveira explica que as versões de vinhos em lata não são uma novidade em outros países. Nos Estados Unidos, por exemplo, já era possível encontrar nesse formato desde os anos 2000. No Brasil, chegou há alguns anos no mercado, mas o grande boom só aconteceu no início da pandemia de coronavírus, em 2020.

Alexsander diz que a indústria de vinhos, no início da pandemia, passou a enfrentar dificuldades com a falta de vidro, matéria-prima essencial para a confecção das garrafas. Algumas empresas passaram a investir em alternativas, como as latas. “Os produtores já sabiam que era uma embalagem viável, que a bebida continuaria com a mesma qualidade, então, valia a pena o investimento”, frisou.

Um outro ponto que fez com que se optasse pela lata como alternativa, de acordo com o sommelier, é a questão ambiental. “O alumínio é facilmente reciclável, o que é bastante positivo para o meio ambiente”, considerou.

Alexsander Oliveira destaca que, para chegar em um produto de qualidade, a indústria investe pesado em pesquisa. Uma questão bastante estudada, por exemplo, é a exposição da bebida ao oxigênio. “A lata cria um ambiente similar ao da garrafa. Na garrafa, a rolha permite uma micro-oxigenação, o que seria saudável para a evolução de um vinho de guarda. Como os vinhos em lata não são para longa guarda, a ausência total do oxigênio é benéfica a esse vinho jovem enlatado”, explicou.

Qualidade

Segundo Alexsander Oliveira, os vinhos em lata acabaram atraindo um novo público, que são os jovens que não estão tão habituados a seguir os rituais dos apreciadores mais tradicionais da bebida, como retirar a rolha e servir na taça. “O vinho em lata acaba sendo uma bebida mais democrática, que pode ser degustada em qualquer lugar, facilmente”, diz ele.

Alexsander ressalta que é possível encontrar bebidas de excelente qualidade em lata, produzidas por vinícolas de renome no mercado. Os vinhos em lata são bastante aromáticos, com sabor agradável, podem ser encontrados secos, suaves e doces.

 Outra vantagem da lata é o tamanho. Elas geralmente têm a quantidade de uma taça e meia, ficando mais fácil para quem vai beber sozinho e facilitando na hora da escolha da marca, já que o consumo será individual. Em relação ao valor, a bebida é bastante acessível.

Qual Sua Opinião? Comente:

Deixe uma resposta