Em uma manobra da presidente da Câmara Municipal de Maués, Ana Di’Carli (SSD), foi instalada na tarde do dia 3 de dezembro, a CPI que investiga supostas irregularidades da saúde na administração do prefeito Carlos Góes. Informalmente ela voltou atrás da designação da comissão da CPI que havia sido criada na última terça-feira (dia 1º/12), anunciando a criação de uma nova comissão ao arrepio da lei e do regimento interno. A presidente admitiu que errou e anulou sua própria decisão e a ata que havia sido assinada por todos os vereadores..
“A presidência acredita que foi um equivoco ter se colocado a resolução para votar. E segundo que, com base no artigo 60 do nosso regimento interno, a comissão deve assegurar a representação proporcional dos partidos ou dos blocos parlamentares, não tem nada a ver com bancadas”, disse durante a sessão.
O discurso da presidente da Câmara revogando a primeira comissão deixou insatisfeitos os vereadores da base aliada, que se recusaram a votar, por não compactuar com as irregularidades impostas pela presidente. Em novo ato, a presidente criou uma comissão sem fundamento jurídico, escolhendo somente a base de parlamentares da oposição. Dessa forma a nova comissão está passível de nulidade. Outro detalhe é que os vereadores de oposição Luizinho Canindé e Rodrigo Bentes estão sem partido.
O vereador Edilson Negreiros (PMDB), disse que os vereadores da base foram surpreendidos com o anuncio da Presidente. “Ela (a presidente) constituiu uma nova comissão em detrimento de uma decisão já praticamente consolidada. Nos recusamos a votar porque já havia um ato constituído da CPI para que pudesse posteriormente iniciar os trabalhos. Nós somos a favor da CPI, queremos apurar todos os atos da administração. O que tiver certo nós vamos dizer. O que tiver errado nós também vamos dizer ” declarou.
O vereador disse que a bancada da situação não vai aceitar decisões esdrúxulas. O vereador acrescentou que a base irá acionar a justiça para que seus direitos possam ser restabelecidos e que prevaleça a primeira comissão. Hoje a presidente irá reunir com a nova comissão para definir os cargos na comissão.
Compartilhe isso:
- Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela)
- Clique para enviar um link por e-mail para um amigo(abre em nova janela)
- Clique para imprimir(abre em nova janela)