Vereador quer conhecer planos de combate ao sarampo em Manaus

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on email
Share on print

O risco de uma epidemia de sarampo na cidade de Manaus, que nesta quarta-feira (28) registrou mais dois casos suspeitos da doença, levou o vereador Dallas Filho (MDB) a cobrar das secretarias estadual e municipal de Saúde um plano para vacinação em massa da população.

O vereador destacou que Manaus possui quatro casos confirmados da doença, e mais 54 sob investigação. “Os números estão subindo a cada dia. Precisamos estar preparados para o risco de uma epidemia”, afirmou Dallas Filho.

O último caso de sarampo registrado em Manaus foi no ano 2000. A doença era considerada erradicada no Brasil.

“Os números estão crescendo rapidamente, pois uma semana atrás tínhamos apenas dois casos confirmados”, lembra o vereador. “Isso é preocupante e mostra a necessidade das autoridades em Saúde tomarem medidas de emergência para evitar uma epidemia”, acrescentou.

De acordo com a Fundação Hospital Tropical, o Governo do Estado e a prefeitura estão fazendo uma “varredura vacinal” nos bairros Santa Etelvina, Monte das Oliveiras, Lagoa Azul e São Geraldo, onde os primeiros casos foram registrados.

A situação é preocupante principalmente para famílias que têm filhos pequenos, disse Dallas Filho, lembrando que o Sarampo atinge crianças nos primeiros anos de vida.

O parlamentar questionou quais medidas serão tomadas pelos órgãos de Saúde caso as ações de contenção não tenham efeito.

“Estamos preparados para uma vacinação em massa da população?”, questionou o vereador. “Existem vacinas em quantidade suficiente para atender os moradores da capital?”, indagou.

Vale lembrar que para a vacina fazer efeito, são necessárias duas doses, com intervalo de 30 dias, o que aumentaria o custo da aquisição do medicamento, bem como mobilizaria milhares de profissionais da Saúde em todo Amazonas.

Qual Sua Opinião? Comente:

Deixe uma resposta