Vereador diz que foi a Bogotá pagando as próprias despesas, mas na verdade viajou às custas do erário

O vereador Chico Preto, que tem se colocado como uma espécie de “paladino da moralidade” na Câmara Municipal de Manaus, afirmou, em texto publicado nas redes sociais e no jornal Dez Minutos ontem, que viajou a Bogotá, na Colômbia, para conhecer os modais de transporte, usando os próprios recursos. Não é verdade. Veja o Diário Oficial abaixo. Ele teve as despesas pagas pelos cofres públicos.

Chico recebeu cinco diárias e mais as passagens. Com ele viajou o presidente da Comissão de Transportes da Câmara, Rosivaldo Cordovil. Ambos integraram a comitiva liderada pelo prefeito Arthur Neto.

Confira o texto dele:

“Há algum tempo defendo mobilidade urbana, seja apresentando propostas, seja cobrando da Prefeitura, ou aprovando emenda que destinou um percentual mínimo do orçamento municipal para investir no trânsito. Semana passada, fui a Bogotá, com despesas pagas por mim mesmo, para entender como funciona um dos melhores transportes públicos do mundo.

Ora, de imediato, chamou minha atenção a decisão do governo colombiano de despolitizar o sistema. Não há interesses políticos em jogo, há uma vontade de oferecer ao usuário um transporte pontual, seguro, confortável e rápido. Para tanto, existe um centro de controle que monitora o passo a passo dos ônibus. Atrasos são raros, os terminais são amplos e estratégicos e o transporte coletivo é prioridade nas vias. Também não há subsídios, todo mundo paga passagem. Outro fator importante é que o Governo Federal arca com 70% dos custos do transporte, diferente do que ocorre aqui.

A meu ver, Manaus pode ter um transporte coletivo eficaz. Em Bogotá, o modal utilizado é o BRT, que sempre defendi para a nossa cidade e que, segundo o prefeito, começará a ser construído este ano. Mas não basta apenas construir, é preciso tornar a relação do Poder Público com os empresários mais transparente, nos moldes da Colômbia. É necessário ainda que nossos senadores e deputados federais intervenham junto ao governo Temer para liberar recursos. Chegou a hora de unir forças pela nossa cidade! Estarei na Câmara cobrando a construção do BRT e fiscalizando a sua execução. Contem comigo!”

Qual Sua Opinião? Comente:

Este post tem 3 comentários

  1. Lize Silva

    Parece que virou “moda” os blogs locais distorcerem os fatos. A pergunta é: por quê? São postagens encomendadas? Ou bem pagas? Mas a “mentira tem perna curta” e a afirmação deste blog também pode ser facilmente debelada. O vereador Chico Preto devolveu as diárias à Câmara. Não houve nenhuma inverdade, ele custeou suas despesas com alimentação, hospedagem e transporte terrestre com recursos próprios. Em nenhum momento, quis enganar a população, até porque ele não precisa disso, estava a serviço da Câmara, tinha todo o direito de receber as diárias. Mas, em uma atitude honrada e correta, optou por não utilizar o dinheiro público. A título de informação, segue a postagem do dia 17, dia da viagem, em que o vereador comunicou aos seus seguidores que estaria viajando até a Colômbia e que somente a passagem aérea seria paga pela Câmara. Talvez Chico Preto não queira ser “paladino da moral”, só esteja incomodando aqueles políticos que insistem em defender apenas interesses de seu grupo político e aí usam “blogs” para distorcer os fatos e tentar macular a imagem de um político, cuja única acusação que pode ser feita contra ele é ser “paladino da moral”. Quisera Manaus ter outros vereadores com essa qualidade, com certeza a população estaria melhor representada.

    1. Hiel levy

      Aprovamos seu comentário, mesmo sabendo que não é voluntário, mas recomendamos mais respeito com os blogs e sites. Infelizmente vc é fake, senão seria processado para provar que fazemos postagens compradas.

  2. Oliveira

    Hiel, acho engraçado essas denúncias contra o vereador Chico preto,estarem tornando-se diárias. Ele não deveria se acostumar, porque é horrível, mas é inevitável: a gente se acostuma. Afinal, são anos fazendo política de verdade, aquela que busca a transformação social. E na verdade,essas perseguições não dão em nada, porque quem faz, é acima de tudo covarde. Só querem aterrorizar mesmo.Eles devem ter uma vida infeliz e medíocre.Eles sabem quem eles são e o que eles representam — o mais puro atraso, preconceito, retrocesso, e fracasso.
    Eles perseguem pessoas assim cotidianamente. É a missão de vida deles. Eles têm mais ódio ainda, porque são denunciados, combatidos.
    Eles não toleram quem faz política na contramão dos seus interesses.E devolver o dinheiro das diárias a câmara, é uma afronta para esse povo né Chico. Lamentável.

Deixe uma resposta