Vereador denuncia: Manaus está batendo recorde de desaparecidos

Nos últimos quatro anos, a cidade de Manaus registrou mais de 17 mil casos de pessoas desaparecidas, entre adolescentes, adultos e crianças. Os números colocam Manaus entre as capitais brasileiras com maior índice de desaparecimentos em comparação ao número de habitantes.

Os dados são da secretaria de Segurança Pública do Amazonas e foram apresentados nesta segunda-feira (29) pelo vereador Dallas Filho (PMDB), na Câmara Municipal de Manaus. Segundo o vereador, 80% dos casos de sumiço no Amazonas acontecem em Manaus. “Os números são graves e provam que está acontecendo alguma coisa errada em nossa cidade”, afirmou o vereador.

De acordo com a Delegacia Especializada em Ordem Política e Social (Deops), ano passado foram registrados 910 casos de desaparecimento de pessoas no Amazonas. “Foram quase 75 casos de sumiço por mês, ou seja, dois casos e meio por dia. É um número alto demais e que exige explicação”, alertou Dallas.

Um estudo realizado pela secretaria de Segurança Pública do Amazonas aponta que os motivos do sumiço são os mais variados possíveis. Os principais são brigas familiares, problemas mentais, alcoolismo, tráfico de drogas, alzheimer e abandono do lar.

O vereador ressaltou que está preparando para o mês de junho uma série de reuniões com grupos de mães, órgãos  e instituições que buscam pessoas desaparecidas.

“Queremos ouvir propostas e sugestões que facilitem o reencontro de pessoas desaparecidas. As propostas serão encaminhadas à Prefeitura de Manaus e à secretaria de Segurança para facilitar a localização de quem sumiu”, completou o vereador.

Qual Sua Opinião? Comente:

Este post tem um comentário

  1. Elza Silva

    O que este vereador denunciou não é novo, por sinal é muito antigo e ninguém investiga nada. Na Policia Civil não existe uma Delegacia para investigar estes desaparecimentos, muitas das vezes as famílias vão até as Delegacias registrar o BO e ponto final, creio eu que quando estes familiares registram o BO é só para desencargo de consciência mas dão graças a deus é uma boa a menos. É um descaso que perdura anos e anos e vai continuar assim. A Direção da Policia Civil não pode dizer que não é verdade por que meu marido é policial civil com mais de 25 anos na corporação e sabe tudo que acontece, principalmente depois que o governador José Melo fechou todas as Delegacia Distritais que funcionam de segunda a sexta feira das 08:00 as 17:30 horas e permanece fechada sábado, domingo e feriados. A DEOPS foi encolhida em uma sala 2 x 2 na Delegacia Geral e sua Delegada Titular Dra Catarina não pode reclamar de nada pois se assim o fizer, isto é com todos os titulares, perde a Titularidade e a gratificação de R$ 5.000,00. É UMA IMORALIDADE, POLICIA FEDERAL NELES !

Deixe uma resposta