Para garantir tanto o acesso da população como o financiamento do Sistema Único de Saúde (SUS) foi criado o Sistema de Informações sobre Orçamentos Públicos em Saúde (SIOPS), que constitui instrumento para o acompanhamento do cumprimento do dispositivo constitucional que determina, em orçamento, a aplicação mínima de recursos no setor. Uma rápida olhada no último relatório mostra que alguns municípios do Amazonas podem ficar sem recursos este ano, por absoluta falta de prestação de contas.
O controle cada vez mais sistematizado, o cruzamento de informações das contas de gestão em permanente auditoria eletrônica vai exigir, dos municípios, um gerenciamento de procedimentos, organização e prestação de contas que está há anos luz do que ocorre hoje, quando a maioria está defasada em tecnologia e em profissionalismo.
A tendência é que se caminhe para um período de constante travamento de recursos por má prestação de contas ou pela falta dela. Se o problema não for reconhecido pelos prefeitos, 2018 será traumático.
Veja o relatório:
Compartilhe isso:
- Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela)
- Clique para enviar um link por e-mail para um amigo(abre em nova janela)
- Clique para imprimir(abre em nova janela)