Unidades Móveis da Prefeitura fazem testagem de pessoas com sintomas

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on email
Share on print

Inauguradas pelo prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), na última terça-feira, 5/1, as três novas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) Móveis atendem, diariamente, uma média de 200 pacientes com suspeita de Covid-19 e síndromes respiratórias. Em cada uma das unidades, o objetivo é realizar a testagem para a doença causada pelo novo coronavírus o quanto antes e iniciar o tratamento em caso de resultado positivo.

O atendimento é realizado de 8h às 17h, nas três UBSs móveis localizadas atualmente no conjunto Cidadão I e Lagoa Azul, na zona Norte, e no Nova Vitória, zona Leste, localidades escolhidas por possuírem um vazio assistencial em atenção básica. De acordo com o gerente do Programa Saúde Manaus Itinerante, William Terra, as unidades ficarão nessas localidades nesta semana e na próxima, podendo ser prorrogadas se houver necessidade.

“Nós estamos com uma equipe multiprofissional aqui nas unidades móveis, para que após a consulta médica, onde o médico determina qual o melhor exame para ser realizado, seja feita a testagem. Temos disponíveis o teste rápido, que o resultado sai no mesmo dia, e o teste RT/PCR, que o resultado é enviado para o WhatsApp do paciente”, comentou William Terra, que esteve nesta quarta-feira, 6/1, na UBS Móvel instalada no conjunto Cidadão I.

Para atendimento, o paciente deve levar até a unidade um documento oficial com foto, comprovante de residência e carteirinha do Sistema Único de Saúde (SUS), para passar por consulta, ser testado para Covid-19, e em caso de resultado positivo, receber uma das 22 medicações disponíveis nas UBSs móveis, de acordo com a receita fornecida pelo médico de plantão. 

Unidades de atendimento 

Para aumentar a eficiência no atendimento e investindo em ações para o enfrentamento à Covid-19, a Prefeitura de Manaus mantém todas as 21 UBSs disponíveis (18 fixas, mais as três móveis) e a Clínica da Família Carmen Nicolau, abastecidas com medicamentos e testes rápidos, para garantir que os pacientes recebam a assistência médica logo no início dos primeiros sintomas.

Qual Sua Opinião? Comente:

Deixe uma resposta