Durante reunião hoje no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-AM) para definir as regras da propaganda eleitoral nos veículos da grande mídia, a TV Amazonas, afiliada da Rede Globo, surpreendeu a todos ao informar que cobraria uma taxa de R$ 90 por cada vídeo enviado pelos partidos para veiculação. Segundo os representantes da emissora, o valor se refere à subida das peças no novo sistema que ela utiliza, dispensando a utilização de mídias físicas. Houve muito protesto dos representantes partidários, alguns assustados com o novo custo, que demandaria gastos de até R$ 18 mil por entrega, das legendas e coligações que dispõem de maior tempo de exibição.
Na saída da reunião, alguns partidos cogitaram a hipótese de entrar com ação contra a TV Amazonas na Justiça Eleitoral, para garantir a gratuidade da propaganda, como determina a legislação.
Tradicionalmente a TV Amazonas impõe regras mais rígidas em todas as eleições, por conta de ser a emissora com maior audiência média em todos os horários, mas nunca impôs o pagamento de qualquer taxa. Nas eleições anteriores, a emissora adotava medidas rigorosas para a entrega do material, sem abrir exceções.
O caso ainda vai ser decidido pelo TRE-AM.
Este post tem um comentário
Bom dia!
Pelo que entendi a Tv Amazonas aceitou.a entrega em discos físicos no formato XDCAM. A emissora fez de tudo para que fossem usadas as plataformas pagas utilizadas hj na parte comercial da empresa (pago). Primeira vez que ví a empresa sair de uma reunião dessas sem ter prevalecido sua vontade. Novos tempos!!!