O Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam) realizou, na última sexta-feira, 27, e no sábado, 28, uma operação de fiscalização em duas balsas que transportavam aproximadamente 2 mil metros cúbicos de madeira de lei. A equipe do órgão abordou as balsas nas proximidades do encontro das águas e contou com o apoio do Batalhão Ambiental. As embarcações saíram do município de Novo Aripuanã, localizado a 229.14 km de Manaus.
O trabalho faz parte dos procedimentos de abordagem a partir do monitoramento do sistema de DOF (Documento de Origem Florestal). O objetivo é averiguar se de fato a madeira transportada está de acordo com os documentos emitidos.
De acordo com os fiscais do órgão, das duas balsas, uma estava em situação regular e foi liberada. A outra embarcação foi apreendida com aproximadamente 577 m³ de madeira serrada e 23 mdc de carvão, o que representa 46 metros cúbicos de madeira extraída ilegalmente, o que resultou em um auto de infração de R$ 185.337,00 por transporte de madeira e carvão em desacordo com o DOF apresentado e veículo diferente do informado.
A ação faz parte do trabalho contínuo do órgão nos rios do Estado e que deve ser intensificado neste período.
Com informações da assessoria
Compartilhe isso:
- Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela)
- Clique para enviar um link por e-mail para um amigo(abre em nova janela)
- Clique para imprimir(abre em nova janela)