Sonhas com baratas

Por Heloísa Xaud*

Desde pequena sempre ouvia minha mãe dizer que sonhar com isso ou aquilo haveria sempre um significado popular e pode ter certeza que eu acreditava fielmente e sempre o resultado era positivo…….ou quase.

Sonhar com baratas significava muito dinheiro. Não chegou. Mas também poderia significar fartura e isso tínhamos bastante pois plantávamos milho e aipim ( macaxeira aqui na terrinha) e na época da colheita era uma fartura enorme. Logo, havia sempre uma tolerância para o significado. Sonhar com cobra era terrível pois era sinal de traição. Imagina eu aos 15 anos ser traída.

Nem pensar, seria a morte pois nessa idade os paqueras eram fiéis e ficávamos de olho em cada amiga que chegasse perto.  Sonhar que estava com a cabeça cheia de piolho era sinal que você ficaria de castigo e isso não era nada bom para quem estava cheia de paqueras ou poderia significar que você seria bem sucedida num empreendimento.

Ah……eu preferia acreditar na segunda hipótese pois eu disputava com meu irmão quem iria vender mais panelas, já que meu pai era paneleiro e meu irmão se escondia para não vender nada.

Sonhar com dentes era terrível, pois significava morte. Nem pensar. Mas minha mãe sempre tinha uma segunda hipótese e dizia: Ah, se você sonhou com dentes caindo, significa crescimento. Eu sempre ficava com a segunda hipótese.

Mas, como adoro um bom causo, eu não poderia deixar de contar para vocês o que me aconteceu esta semana pois estou de férias em Floripa, aproveitando esse mar maravilhoso e esse vento supimpa. Minha casa fica fechada o ano inteiro, quando chego faço uma faxina geral e logo corremos para praia com nossas cadeiras de alumínio, guarda sol e todos os apetrechos de uma boa praia. Chegando na areia, assentamos nossas cadeiras e ao abrir o guarda sol era barata para todo canto. Acredito que mais de cinquenta! As crianças corriam, os pais gritavam, as mães faziam cara feia e eu como boa neta de italianos, sentei no chão e comecei a rir. Meu marido, coitado, não sabia se fechava o guarda sol, se catava as baratas ou saia correndo. O melhor foi sair do local de fininho. Mas, no dia seguinte, quando cheguei alguém já gritou: Se tiver baratas pode ir para outro local. Bem….desde esse dia eu não paro de sonhar com baratas e já pesquisei todos os sites possíveis para tenta identificar meu sonho diário . Pode ser tudo, dinheiro, brigas, fartura, encrencas, etc… Afinal, férias são a melhor coisa do mundo.

Segundo Wikipedia, sonho é uma experiência que possui significados distintos se for ampliado um debate que envolva  religião, ciência e cultura. Para a ciência, é uma experiência de imaginação do inconsciente durante nosso período de sono. Para Freud, os sonhos noturnos são gerados, na busca pela realização de um desejo reprimido.  Recentemente, descobriu-se que até os bebes no útero têm sono REM  ( movimentos rápido dos olhos)e sonham, mas não se sabe com o que. Em diversas tradições culturais e religiosas, o sonho aparece revestido de poderes premonitórios ou até mesmo de uma expansão da consciência.

As pesquisas demonstram que as pessoas têm fé em seus sonhos, e julgam os que se encaixam com suas próprias crenças como mais significativos do que aqueles que vão contra essa corrente. Logo, seja o que for que você tenha sonhado, acredite no significado mesmo que seja na segunda hipótese.

Afinal……sonhar é bom demais. E você, o que você tem sonhado?

*A autora é mestre em Psicologia Organizacional, psicóloga e ouvidora da Fundação Hospital Alfredo da Matta

Qual Sua Opinião? Comente:

Deixe uma resposta