Sem a menor condição de continuar abrigando presos, Vidal Pessoa registra mais uma fuga por meio de grade serrada

A Cadeia Pública Raimundo Vidal Pessoa, instalada em um antigo casarão do início do século passado, em pleno Centro de Manaus, já não tinha, desde a sua desativação, em 2015, nenhuma condição de abrigar presos, mas teve que ser usada em janeiro último por causa das ameaças a integrantes da facção criminosa PCC dentro do Complexo Penitenciário Anísio Jobim. Pois nesta madrugada, seis presos fugiram serrando a grade de uma cela e tiveram apoio de um Fiat Uno vermelho na saída para se evadir do local rapidamente.

Somente quando o dia amanheceu as autoridades deram conta da fuga e soltaram a seguinte nota:

“A Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap) informa que na manhã desta segunda-feira (24), a Cadeia Pública Desembargador Raimundo Vidal Pessoa  (CPDRVP) registrou uma ocorrência de fuga de internos.

A fuga se deu por conta de uma grade cerrada, ao lado de uma das guaritas da unidade que estava desmontada no momento da fuga. A Polícia Militar do Amazonas (PMAM) já está apurando a conduta dos militares.

A PMAM está realizando buscas pelos fugitivos e já recapturou quatro internos. A unidade está passando por um procedimento de contagem de detentos para identificar quantos ainda continuam foragidos.”

Enquanto a Cadeia não for desativada, novas fugas serão registradas, garantem os especialistas.

RECAPTURADOS

Policiais lotados na Força Tática da Polícia Militar do Amazonas conseguiram deter quatro dos seis presos que fugiram.

Os policiais estavam na viatura de número RES0007, que se encontrava, fazendo policiamento, em frente à Cadeia Pública, quando escutaram estampidos de tiro oriundos dá parte interna da unidade. Instantes depois, um veículo modelo Fiat Uno, de cor vermelha e placas NOW-5745, passou pelos policiais em alta velocidade, em direção à Rua Duque de Caxias, no bairro Praça 14, zona Sul de Manaus, quando os policiais deram início a uma perseguição.

Na esquina da Duque de Caxias com a Rua Leonardo Malcher, os policiais  realizaram o cerco completo aos foragidos, fechando todas as vias, deixando o condutor do veículo sem possibilidade de fuga, o que o fez perder a direção do carro, que caiu em uma vala, ficando impedido de prosseguir. Os foragidos deixaram o veículo tentando fugir a pé. Um deles, identificado como Janderson Rolim Matos, de 29 anos de idade, apelidado de “Passarinho”, chegou a atirar contra os policiais, ocasionando o revide. O preso acabou baleado e os demais foram detidos.

Durante a ação, os militares prenderam, ainda, Raphael dos Santos Costa, que conduziam o Fiat Uno. Junto dele estavam, além de Janderson Matos, Rômulo Brasil dá Costa, de 25 anos; Fabrício Duarte Araújo, também com 25 anos; e Thiago Silva Nascimento, de 24 anos de idade. Janderson, que foi baleado na lateral esquerda de seu abdômen, foi conduzido ao Hospital e Pronto-Socorro 28 de Agosto, no bairro Adrianópolis, zona Centro-Sul, onde permanecerá internado em observação e os demais, junto do veículo e do revólver calibre .38, utilizado por Janderson, foram levados para o 1º Distrito Integrado de Polícia (DIP), na Duque de Caxias mesmo, para os procedimentos legais.

Conforme a Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap), a fuga se deu por meio de uma grade da Cadeia Pública que foi serrada, localizada ao lado de uma das guaritas da unidade, que estava desmontada no momento da fuga. A PMAM já está apurando a conduta dos militares que deveriam estar na guarita.

Seguem os nomes e artigos dos recapturados:

  1. Fabrício Duarte Araújo:24 anos. Artigos 16, 121 e 288: Porte Ilegal de Arma de Uso Proibido, Homicídio e Formação de Quadrilha.
  2. Janderson Rolim de Matos:29 anos. Artigos 16 e 33: Porte Ilegal de Arma de Uso Proibido e Tráfico de Drogas.
  3. Rômulo Brasil da Costa:24 anos. Artigos 14, 15, 121 e 157: Porte Ilegal de Arma de Uso Restrito, Disparo de Arma de Fogo, Homicídio Qualificado e Roubo.

      4.Thiago da Silva Nascimento: 24 anos. Artigo 121: Homicídio.

Seguem os nomes e artigos dos que continuam foragidos:

  1. Isaac Braga Silva: 32 anos. Artigos 16, 155 e 288: Porte Ilegal de Arma de Uso Proibido, Furto e Formação de Quadrilha.
  2. Walisson Ferreira Lima:32 anos. Artigos 16, 157 e 288: Porte Ilegal de Arma de Uso Proibido, Furto e Formação de Quadrilha.

Qualquer informação sobre o paradeiro de Isaac Braga Silva e de Walisson Ferreira Lima, deve ser passada à Polícia por meio dos telefones 190,  pelo 181 e, ainda, pelos Linhas Diretas da Força Tática (99428-4400) e da Rocam (99280-7574).

Veja as imagens de todos eles:

Qual Sua Opinião? Comente:

Deixe uma resposta