Saúde está em alerta para nova onda da Covid-19 e prepara hospitais para demanda

O blog apurou hoje que há um aumento real dos casos de Covid-19 no Amazonas nestes últimos dias, confirmado pela Vigilância em Saúde. Vários motivos colaboram para isso, entre eles as síndromes gripais sazonais, que ocorrem antes do tempo por causa da antecipação do inverno, e a quantidade de pessoas que está resistindo à vacinação. A tendência é que, até fevereiro, os casos aumentem consideravelmente, assim como ocorreu na virada de 2020 para 2021. Ainda não é possível prever o tamanho do problema.

A Secretaria de Estado da Saúde (SES-AM) já colocou os hospitais em alerta, principalmente depois que a Organização Mundial de Saúde (OMS) qualificou como “variante de preocupação” a Omicrom, surgida na África do Sul e já registrada em outros países.

Já está reativado o fluxo nas chamadas “Salas Rosas”, montadas em todas as unidades para isolar casos suspeitos de Covid-19. Houve ainda o reforço na quantidade de testes e um pedido de atenção para a notificação dos casos sintomáticos.

O Estado e os municípios também receberam uma recomendação específica para verificar o estoque de oxigênio, para evitar uma nova situação como aquela registrada em janeiro.

Qual Sua Opinião? Comente:

Deixe uma resposta