Saiba o que muda no trânsito da Torquato com obra de trevo

Motoristas que passarem amanhã (29/03) pela avenida Torquato Tapajós, na confluência entre a estrada do Tarumã e avenida Arquiteto José Henriques, no bairro Tarumã, zona oeste de Manaus, irão se deparar com a interdição de parte da rotatória existente na área. Essa medida faz-se necessária para que seja construído, no local, um trevo que ligará o Anel Viário Sul ao Anel Viário Leste. 

A obra do Governo do Amazonas é realizada pela Secretaria de Estado de Infraestrutura (Seinfra) e irá durar por volta de oito meses. Durante esse período, motoristas que circularem pela avenida Torquato Tapajós terão outras opções de trajeto (vide mapa). Orientações sobre as vias de acesso vêm sendo dadas por equipes da secretaria, posicionadas em pontos estratégicos daquela área, conversando com motoristas e distribuindo folhetos explicativos das mudanças. 

Na noite de hoje (28/03) e madrugada de quinta-feira, o Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização de Trânsito (Manaustrans) estará trabalhando no local, finalizando a instalação da sinalização horizontal. Agentes do Manaustrans ficarão posicionados na área para disciplinar o trânsito e orientar motoristas a respeito das alterações. 

Na manhã desta quarta-feira (28/03), o secretário titular da Seinfra, engenheiro Oswaldo Said, foi à rotatória da avenida Torquato Tapajós explicar à imprensa sobre a interdição. Ele estava acompanhado do corpo técnico da secretaria; da Etam, empresa responsável pela execução do Anel Viário Sul; da Manaustrans e do Departamento Estadual de Trânsito (Detran). 

“Essa obra é de suma importância para Manaus. A intenção do governador Amazonino Mendes é desafogar o trânsito, tirando dessas vias movimentadas as carretas que saem do aeroporto internacional Eduardo Gomes rumo ao Distrito Industrial e vice versa”, explicou Oswaldo Said, acrescentando que, futuramente, o Anel Viário Sul será ligado ao Anel Viário Leste, facilitando o escoamento de insumos e produtos do Polo Industrial de Manaus. 

De acordo com o engenheiro, a intenção da Seinfra é acelerar o andamento da obra. “Agora serão feitos o aterro e terraplenagem da área. O passo seguinte vai ser o início do processo de cravação de estacas para a construção das trincheiras das passagens de nível e demais componentes da obra que será implantada no terreno onde, anteriormente, funcionava o Café Joelza”, informou. 

Rotas no trânsito durante a interdição:

1 – Estrada do Tarumã para acesso à avenida Arquiteto José Henriques/Margarita (3 opções)

Dobrar à direita na Torquato Tapajós até o retorno, na altura do Conjunto Santos Dumont;

Dobrar à direita na Torquato Tapajós para acessar a avenida Zilá, e dobrar à direita na avenida Campos Sales;

Dobrar à direita na Torquato Tapajós para acessar a avenida Sete de Maio, e dobrar à direita na avenida Mulateiro.

2 – Estrada do Tarumã: os dois sentidos permanecem inalterados;

3 – Avenida Torquato Tapajós: os dois sentidos permanecem inalterados, bem como a entrada à direita para acessar o Centro de Direção Veicular do Detran-AM, na avenida Arquiteto José Henriques. Tenha atenção, pois a via passará a funcionar em mão dupla;

4 – Avenida Arquiteto José Henriques/Margarita para acesso à estrada do Tarumã: dobrar à direita na Torquato Tapajós e entrar à esquerda, em seguida, na rotatória.

Qual Sua Opinião? Comente:

Deixe uma resposta