Saiba dos bastidores da nomeação do novo secretário de Segurança, promovido antes de assumir, e de sua executiva

O governador Amazonino Mendes (PDT) deu posse apenas ontem ao novo secretário de Segurança Pública do Amazonas, Anézio Brito de Paiva, depois de promove-lo, na véspera, a coronel. É que o blog havia observado, assim que o nome do substituto do vice-governador Bosco Saraiva (SD) foi definido, que haveria uma quebra de hierarquia, já que um tenente coronel daria ordem a coronéis da PM, como chefe maior do setor.

Paiva acabou sendo o nome de consenso para a pasta. Ele tem boas relações tanto com Saraiva quando com o governador, além de ainda se relacionar bem com o ex-secretário executivo, o coronel PM Amadeu Soares. Havia uma queda de braço entre este último e o vice-governador pata nomear o novo secretário. Os dois estão rompidos. 

Soares queria ascender, mas Saraiva vetou seu nome. O preferido do vice-governador era o delegado geral de Polícia, Mariolino Brito, seu amigo pessoal. Só que este último responde a alguns rumorosos processos na Justiça, o que levou Amazonino a vetar suas ascensão. O nome de Paiva surgiu então como solução salomônica. Só que ele era tenente coronel, o que gerava uma situação constrangedora na PM. O governador decidiu a questão promovendo o militar.

A nova secretária executiva, que assumiu o ligar de Soares, é a delegada Juliana Gomes Tuma. 

PERFIS

O agora titular da SSP-AM, coronel PM Anézio Brito de Paiva, atuava como chefe de gabinete do secretário executivo da SSP-AM, coronel Amadeu Soares. Entre agosto e outubro do ano passado, ele atuou como representante da Segurança Pública na Comissão de Transição de Governo. Entre 2015 e 2017, foi subchefe do Gabinete de Assessoramento de Gestão Integrada da Segurança Cidadã e, entre os anos de 2016 e 2017, atuava como chefe do Serviço Integrado de Operações Aéreas (Sioa) da SSP-AM.

Paiva também foi coordenador geral da Secretaria Executiva Adjunta do Programa Ronda no Bairro (2012 a 2014). Na Polícia Militar do Amazonas (PMAM), atuou como subchefe da Diretoria de Apoio Logístico 1 (2004 a 2005) e chefe da Diretoria de Apoio Logístico 2 (2005). O coronel Paiva foi comandante da 9ª, 11ª, 12ª Companhias Interativas Comunitárias (Cicoms) entre os anos de 2008 a 2011. Chefiou a Seção de Operações (P-3) da 2ª Cicom (2005 a 2006), além de ter sido subdiretor do Centro de Assistência Social da PMAM (2008). É bacharel em Direito e graduado em Ciência de Defesa Social. Seu Curso de Formação de Oficial foi na Polícia Militar do Pará. É especialista em Administração Pública e também pelo Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais da PM de Brasília.

Antes da posse como secretária executiva da SSP-AM, Juliana Gomes Tuma atuava como titular da Delegacia Especializada em Proteção à Criança e ao Adolescente, em Manaus, onde trabalhava desde outubro de 2015. Juliana é engenheira agrônoma e bacharel em Direito. Possui especialização em Segurança Pública e Inteligência Policial e em Direito do Trabalho e Direito Processual do Trabalho. Foi advogada militante a partir do ano de 2005 até ingressar na Polícia Civil do Estado do Amazonas em janeiro de 2011, quando iniciou a carreira policial assumindo a titularidade da Delegacia Especializada do Município de Tefé. Tuma também atuou em diversos plantões de Delegacias de Polícia no município de Manaus.

FOTOS: ERLON RODRIGUES

Qual Sua Opinião? Comente:

Deixe uma resposta