Saiba como proceder em caso de acidentes domésticos na sua cozinha

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on email
Share on print

Acidentes domésticos nas cozinhas de casas e apartamentos são situações que podem trazer risco à vida e à integridade da população. Casos envolvendo vazamentos de gás ou explosão provocada pelo uso incorreto da panela de pressão são exemplos de ocorrências que podem ameaçar a segurança.

Para prevenir e evitar acidentes como estes, o Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM) recomenda medidas e protocolos para serem seguidos na utilização, armazenamento e conservação de panelas, botijas, mangueiras e reguladores de gás.

No uso da panela de pressão, é necessário realizar a manutenção da borracha, da válvula, além do pino de segurança a cada seis meses. No cozimento de alimentos no recipiente, é indicado colocar água somente até 80% da capacidade da panela. Também não é recomendado levar a panela para debaixo da torneira da pia com o objetivo de baixar sua temperatura.

O procedimento correto, de acordo com o CBMAM, é aliviar a pressão por meio da válvula, aguardando até o seu resfriamento. Os bombeiros militares enfatizam que jamais deve ser permitido que crianças ou pessoas sem o conhecimento devido façam o uso da panela de pressão.

Já nos casos das botijas de gás, para quem faz o seu uso na área externa das residências, é adequado que o utensílio fique armazenado em locais com ventilação natural, distante por pelo menos um metro e meio de ralos e fontes de calor.

Em relação aos condomínios que usufruem de gás encanado, é necessário estar atento ao período de manutenção das tubulações e conexões que transportam o gás de cozinha, além de substituir as mangueiras e reguladores usados no interior dos apartamentos, seguindo as observações dos fabricantes destes produtos e respeitando o seus prazos de validade.

As mangueiras e os registros de botijões de gás têm validade de cinco anos, cada. Os bombeiros sugerem que as pessoas comprem os produtos com a mesma data de vencimento para coincidir e facilitar na hora de trocar.

O sargento Ewerton Augusto, que atua na área de ensino e instrução do CBMAM, explica os procedimentos que devemos tomar uma vez que acidentes em panelas de pressão ou vazamentos de gás já tenham ocorrido.

“Primeiramente ligar para o 193. Retirar as pessoas de dentro da casa e manter em local seguro até aguardar a chegada da equipe de emergência. Em casos de vazamentos de gás sem fogo, não ligue equipamentos eletrônicos ou luzes, abra portas e janelas aumentando a ventilação natural da casa”.

Ainda de acordo com o sargento, é fundamental proteger a respiração com um pano úmido e desligar o registro de gás, se possível.

Ocorrências

Segundo dados do Corpo de Bombeiros, são registrados por mês, em média, dez ocorrências de vazamentos de gás sem fogo, em Manaus. As ocorrências de vazamentos com presença de fogo representam quatro chamados. Os bombeiros ainda contabilizam duas ações na demanda de acidentes com panela de pressão no mesmo período.

Qual Sua Opinião? Comente:

Deixe uma resposta