O cancelamento de voos na Região Norte é alvo de Comissão Externa na Câmara dos Deputados. Instaurada neste mês, a comissão vai acompanhar, levantar e fiscalizar a suspensão. O objetivo é ouvir companhias aéreas, órgãos de fiscalização, de proteção ao consumidor, governos estaduais e demais envolvidos.
“Não podemos acompanhar passivamente a retirada dos voos. Em alguns estados, como o Amazonas, existem políticas de isenção fiscal que beneficiam o setor, como a redução de cobrança do ICMS para o querosene de empresas de transporte aéreo”, ressalta o deputado federal Marcos Rotta (PMDB-AM), que integra a comissão.
Manaus foi uma das primeiras capitais da Região Norte a ter a quantidade de voos reduzidos. “A capital do Amazonas, por sua localização, é um polo industrial, comercial e financeiro do Norte do País. Além disso, a região tem vocação para o turismo”, acrescenta o parlamentar.
“A retirada afeta muito a vida da população, sobretudo em um momento de crise econômica, como o que estamos vivendo”, declara.
Ações – Em março, Rotta oficiou a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) e a Secretaria Nacional do Consumidor com um pedido de posicionamento. Somente em Manaus, foram suspensos voos para Miami, Portugal, Rio de Janeiro, Fortaleza e Boa Vista, além de outros que interligavam a capital a cidades do interior, como São Gabriel da Cachoeira, Eirunepé e Coari.
Compartilhe isso:
- Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela)
- Clique para enviar um link por e-mail para um amigo(abre em nova janela)
- Clique para imprimir(abre em nova janela)