Ricardo promete apoio para aquisição de carros elétricos e híbridos em Manaus

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on email
Share on print
Após reunião com lideranças que trabalham com transporte de passageiros na capital amazonense, o candidato a prefeito de Manaus pela Coligação ‘Pra Voltar a Acreditar’, Ricardo Nicolau (PSD), apresentou o projeto para apoiar o incentivo para financiamento de carros elétricos e híbridos para quem trabalha com transporte de passageiros. O objetivo, além de ambiental, é reduzir as despesas com combustível e aumentar os rendimentos dos trabalhadores.

“Os carros elétricos e híbridos devem contribuir com a redução da emissão de poluentes, sem prejuízo para o desempenho do automóvel. Em paralelo, o meio ambiente será preservado. A principal barreira para a compra deste automóvel é o preço, por isso a Prefeitura deve contribuir com o que puder para a modernização e a mudança da frota”, destacou Ricardo Nicolau.
Na Câmara Federal, já tramita o Projeto de Lei 3174/20, que cria uma política de incentivo aos veículos elétricos, baseada em corte de imposto e troca da frota do governo federal. O texto prevê também a criação de linhas de crédito prioritárias para a produção de veículos elétricos no País. Conforme a proposta, os veículos elétricos passarão a contar com isenção total de Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI). Os híbridos (com propulsão elétrica e convencional) terão redução de 50% do tributo.
“Com este projeto, o governo federal quer mudar sua frota de carros, próprios ou alugados, para versões elétricas. A partir de 2025, pelo menos 10% dos veículos da polícias federal, rodoviária federal e penal federal deverão ser elétricos. Até o ano de 2035, 90% da frota federal deverá ter propulsão elétrica. Isso pode ser aplicado em Manaus e a gente virar uma capital verde”, afirmou Ricardo Nicolau.
Como deputado, Ricardo Nicolau apresentou uma indicação ao Governo do Amazonas pedindo isenção de ICMS e IPVA para carros elétricos. Medida semelhante está em tramitação no Pará. As isenções de IPVA para carros elétricos e híbridos seguem as regras estaduais. Maranhão, Paraná, Pernambuco, Piauí, Sergipe, Rio Grande do Sul e Rio Grande do Norte dão 100% de isenção do imposto para veículos desse tipo. O Distrito Federal também aprovou a isenção do IPVA para os próximos cinco anos para quem investir em um carro elétrico ou híbrido. Outros estados, como Ceará e São Paulo, aprovaram desconto no IPVA para os carros não poluentes.
Infraestrutura e segurança no transporte
A segurança no transporte de passageiros será outra das prioridades do candidato para o setor. Uma das ações prioritárias é o incentivo para a implantação de câmeras dentro dos automóveis, assim como botão de pânico que poderá ser acessado em caso de roubo.
Ainda para o setor, Ricardo Nicolau planeja investimento na infraestrutura de Manaus, com a criação de novos eixos viários, viadutos e passagens de níveis para desafogar o trânsito, e a implantação de sinais inteligentes para agilizar o trânsito com uso de inteligência artificial e sensores.
“Vamos revitalizar a malha viária de Manaus com asfalto com garantia técnica mínima de cinco anos. Precisamos também asfaltar vias secundárias nos bairros e construir novos recuos, alargamentos e retornos. Quero propor também um estudo para alargamento das vias principais de Manaus e reavaliar a viabilidade da Faixa Azul”, avaliou Ricardo Nicolau.
Crescendo nas pesquisas
Segundo todas as pesquisas registradas no Tribunal Regional Eleitoral (TRE), Ricardo Nicolau é o candidato que mais cresce nas intenções de voto. O Ibope, um dos institutos mais respeitados da América Latina no segmento, a Perspectiva e a DMP/Tiradentes, duas das principais da Região Norte, apontam que Ricardo Nicolau está empatado tecnicamente em segundo lugar. Já o Instituto iMarketing, nos seus dois últimos levantamentos, coloca Ricardo Nicolau como o candidato que mais cresceu em engajamento nas redes sociais.
O candidato lidera a Coligação ‘Pra Voltar a Acreditar’, que tem como candidato a vice-prefeito o médico uro-oncologista e professor universitário Dr. George Lins (PP). O grupo reúne cinco partidos (PSD, PP, Solidariedade, PSB e PDT) e possui mais de 200 candidatos ao cargo de vereador de Manaus.

Foto: Marcelo Cadilhe

Qual Sua Opinião? Comente:

Deixe uma resposta