Quem é o pastor de Manaus cuja morte por Covid-19 foi chorada até pelo Comando Vermelho?

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on email
Share on print

Morreu ontem em Manaus o pastor Paulo Farias, aos 70 anos, vítima do novo coronavírus (Covid-19). E muitos se surpreenderam com a repercussão de sua partida, principalmente depois que a principal facção criminosa de Manaus distribuiu um “salve” lamentando o acontecimento. Ocorre que, desde a década de 80, ele se dedicava a pregar o Evangelho dentro dos presídios e com isso conseguiu tirar da criminalidade muitos detentos. Também era o principal desafogo dos presos, que viam nele uma figura amorosa e pronta a ajudá-los a mudar de vida.

Farias era mestre de obras quando decidiu iniciar o trabalho dentro dos presídios. Foi depois consagrado diácono da Igreja Evangélica Assembleia de Deus no Amazonas. Mais tarde tornou-se pastor, já na década de 90, e abandonou o antigo ofício para dedicar-se apenas ao pastorado.

Com a fala mansa, mas firme, e muita coragem, dirigia-se aos presídios todos os domingos para ministrar o Evangelho. Seus cultos eram sempre bem frequentados. Inicialmente no antigo “Casarão” – a Cadeia Pública da avenida Sete de Setembro, hoje desativada – e depois nos outros presídios que foram surgindo na cidade, ele sempre levava a palavra de conforto e se tornava conselheiro de muitos que estavam dispostos a mudar de vida.

Ganhou também o respeito dos líderes de facção, que sempre se dirigiam a ele com alguma reverência.

Nos últimos anos, apresentava um programa de rádio, na emissora de sua Igreja, a Boas Novas. Com o sugestivo título de “Liberdade Atrás das Grades”, a atração tinha o foco justamente em atingir os criminosos e tirá-los da vida de crime, convertendo-os ao Evangelho.

Discreto, Farias não alardeava o próprio trabalho. Sua morte causou grande comoção na Assembleia de Deus e entre os criminosos, a ponto do Comando Vermelho decretar luto. O presidente da Igreja, pastor Jônatas Câmara, prestou a última homenagem com uma celebração transmitida ao vivo nas redes sociais, com a participação da família e de vários pastores.

O velório não foi autorizado e o sepultamento foi acompanhado apenas por algumas pessoas da família, como mandam as regras do distanciamento social.

Veja abaixo o “salve” do Comando Vermelho:

“CV em Luto⬛⬛

É com muita tristeza nos corações dos irmãos aqui do fechado e do semi aberto de vários presídios de Manaus, o CV vem agradecer o ungido de Deus pastor Paulo Farias, que um dia esteve aqui dentro conosco trazendo palavra de Deus pra todos nós. Esse era pastor verdadeiro que não tinha medo de nós, não tinha vergonha e nem preconceito. Mas infelizmente Deus levou nosso pastor Paulo Farias, vai deixar saudades pra todos irmãozinho do fechado e do semi aberto. Descanse em Paz amado Pastor Paulo Farias!

⚫⚫Comando vermelho em luto⚫⚫”

Qual Sua Opinião? Comente:

Este post tem 32 comentários

  1. simei souza de Oliveira

    Um pastor forte .corajoso e muito amado.. vai fazer muita falta

  2. Wss

    Esse era o meu pastor… Grande homem de Deus… Respeitado nos presídio aqui nas nossas congregações… Armando Mendes está também em luto.

  3. OSVALDIR PINHEIRO

    Precisamos de mais pessoas que façam a diferença como ele fez. Descanse em paz.

  4. Rosilene

    Dai honra a quem tem honra.
    Por mais pastores destemidos, como foi pastor Paulo Farias.

  5. Ieda

    Que lo Indo! Justa homenagem! Chorei

  6. Adnilson

    Esse era meu pastor guerreiro homem de Deus. Deixou muito exemplo para nós principalmente da Área 32. Armando Mendes

  7. Priscila

    Corrigindo seu título sugestivo, Ele nunca se corrompeu. Eles sim, reconheceram com um grande homem que cumpriu os mandamentos de Jesus.

    1. Hiel levy

      O título não teve em nenhum momento o intuito de mostrá-lo como alguém corrompido, querida. Muito pelo contrário!

  8. MISSÃO DO REINO

    UMA VOZ PROFÉTICA ATRÁS DAS GRADES! MAS DEUS HA DE LEVANTAR OUTROS.

  9. Jessica

    Era um Pasto que merecia,e que amava o que fazia, ele era um homem muito usado por Deus e que Deus o tenha e seus braços..❤

  10. Pr Eduardo Gomes

    Um o maior evangelista dos presídios do estado amazonense.

  11. Ednilda

    Deixou o legado do Discípulo Paulo, homem destemido de coragem sem igual, guardou a fé, mas deixou as sementes que ele semeou em lágrimas

  12. María do Socorro ferreira pereira

    Um verdadeiro homem de Deus

  13. Luciano

    Esse é um pastor de respeito esse sim vivia o que pregava.

  14. Francisco

    Pelo o que vejo , era um homem q se preocupava com vidas e tinha o respeito de tds.
    Precisamos de mais pastores assim!

  15. Pr. Plácido Ramos

    Grande homem de Deus, como eu ouvia seu programa. Vai fazer muita falta. Não conhecia pessoalmente. Sei que era uma pessoa muito especial.

  16. Gabriel Cordeiro Del Puppo

    Que Deus possa trazer outro pastor pro lugar dele.

  17. Rafael Cidrão

    A Paz do Senhor!
    Existe uma lacuna muito grande em nosso meio evangélico difícil de ser preenchida; a capacidade de se redimensionar com aqueles que necessitam de ajuda espiritual. De acordo com a matéria, o Pr. Paulo Farias fará muita falta, pois, foi capaz de ser uma um homem redimensionado.

  18. JORGE DANIEL DE ASSIS

    Excelente reportagem! Merece destaque não somente nas redes sociais mas, também, na mídia televisiva e jornais. Um homem de Deus cuja morte é lamentada até por pessoas que estão à margem da sociedade precisa ser destaque universal. Nossos sinceros sentimentos à toda família e familiares bem como aos amigos e Igreja. Que Deus conforte a todos.

  19. CELSO BRITO

    Esse é o verdadeiro pastor de Ef 4.11 que soube usar o sistema religioso em prol do Reino de Deus.

  20. Walber de Souza Cardoso

    O SENHOR SENTE UM PROFUNDO PESAR COM A MORTE DE SEUS SANTOS. SL 116.15

  21. RAIMUNDO NONATO SANTANA JUNIOR

    Pr. Paulo Farias um exemplo a ser seguido, dado à sua
    dedicação no afã da propagação do evangelho de Jesus
    Cristo. Contudo sabemos do galardão que espera.

  22. Ismar

    PR. PAULO FARIAS, NA SUA SIMPLICIDADE, FEZ POR MUITOS ANOS UM TRABALHO QUE POUCOS SE DISPÕEM A FAZER. ELE FEZ O QUE O EVANGELHO PEDE: “LEMBRAI-VOS DOS PRESOS COMO SE PRESOS ESTIVESSEM JUNTO COM ELES”. (Hb 13.3a).

  23. JOSE CARLOS DE JESUS

    Podem ter certeza se ele tinha respeito dos bandidos era porque era homem de Deus, pastor bandido só é tolerado no nosso meio, no meio deles vc é ou não é, não existe meio termo.

  24. Rev José Netto

    Deus tem os seus, honrado por pertencer a uma povo que tem homens como o saudoso Pr. Paulo Farias nossos sentimentos à família e igreja no Amazonas.
    Rev. José Netto
    Pr. Presidente da AD em Caetité Bahia.

  25. Pastor Cruz, Barueri

    Homem de Deus, honrado ,e digno da coroa de justiça que o Senhor Jesus tem preparada para os santos.

  26. Haroldo de Sousa Santos

    Um grande homem de Deus foi meu mestre e amigo da família.

  27. Ana Lúcia Santos Nascimento

    Esse servo de Deus realmente estava cumprindo o ide de Jesus, que é o de pregar o evangelho a toda criatura! Descansando em Jesus agora

  28. Elcy Barbosa da Silva Aguiar

    Eu não o conheci pessoalmente, tenho uma vaga lembrança que quando cursava uma pós graduação na Faculdade Boas Novas em 2018/ 2019, eu tenha passado por ele algumas vezes. São muitos Pastores que tramitam por lá. Mas o que me faz escrever este comentário, é para glorificar a Deus pelo Pastor que ele foi, pelo que fez na obra Santa, pela coragem de adentrar as grades das cadeias e levar a mensagem àqueles detentos e sedentos espirituais. Que Deus, o Eterno, direcione um outro Homem de Deus para cuidar dessas vidas.

  29. Maria Isa Fernandes

    Glorifico a Deus pela vida desse Pastor que deixou um legado de vida de testemunho, não só na palavra mas na prática, em meio ao grupo muitas vezes por nós marginalizados, lá estava ele levando as BOAS NOVAS DO EVANGELHO QUE SALVA! Obrigada Senhor!

  30. Maria Isa Fernandes

    Louvo a Deus por tão belo legado que o Pastor Paulo deixou, creio que pra todo povo de Deus. Corajoso naquilo que Deus o permitiu fazer e o fez com ousadia num mundo (presidio) onde poucos tem coragem de ir, ainda mais, PREGAR AS BOAS NOVAS DE SALVAÇÃO, não o conheci, estou sabendo de sua trajetória por esse veículo de Comunicação. Deus muito obrigada pela vida desse servo que o Senhor o chamou para morar Contigo.

  31. Espirito Amigo

    Não o conheci encarnado, mas hoje o Pastor Paulo entra em minhas orações, por tudo o que representou e por todos os irmãos que ajudou. Muito obrigado pelo exemplo!!

Deixe uma resposta