Quase metade dos pacientes deixaram de comparecer a consultas após reabertura da rede

Dos 192.932 exames e consultas marcados em junho, após a retomada dos procedimentos eletivos (com data marcada) que foram suspensos na rede pública de saúde do Amazonas por conta da pandemia de Covid-19, apenas 98.831 usuários compareceram e 94.101 pessoas faltaram. O balanço do Complexo Regulador do Amazonas mostra que o absenteísmo – quando a pessoa deixa de comparecer à consulta ou ao exame na data marcada – foi de 48,8% entre 22 de junho e 10 de julho.

Nas Policlínicas da Rede Estadual de Saúde, o absenteísmo alcançou números ainda maiores, chegando a 62%. Dos 4.658 agendamentos, 2. 889 não foram realizados porque os usuários faltaram.

Um exemplo é a Policlínica Codajás, na Cachoeirinha, onde das 1.127 consultas e exames agendados na primeira semana de julho, apenas 418 pessoas compareceram. Na Policlínica Danilo Corrêa, na Cidade Nova, foram feitos 1.260 agendamentos e apenas 725 pacientes compareceram em julho.

A gerente de ambulatórios da Susam, Márcia Murad, reforça que o não comparecimento dos usuários às consultas e exames marcados torna-se prejudicial para toda a rede e acaba retirando a oportunidade de mais pessoas serem atendidas.

“A falta do usuário à consulta traz prejuízos à rede de saúde, pois a vaga foi ocupada e não aproveitada e também para o usuário que, por algum motivo, não compareceu e também não avisou ao serviço em tempo de reaproveitar a vaga para outra pessoa que necessita do mesmo atendimento”, afirma Márcia Murad.

A coordenadora do Complexo Regulador da Secretaria de Estado de Saúde (Susam), Keila do Valle, ressalta que o aumento do absenteísmo pode ser interpretado como uma consequência da pandemia da Covid-19, se for considerado que algumas pessoas ainda não se sentem seguras para ir a uma unidade de saúde, mas também pode estar relacionada à dificuldade no contato com o usuário.

“As equipes de saúde das unidades estão ligando para todos que tinham procedimento agendado para avisar a data do reagendamento, mas algumas pessoas mudaram de telefone ou não atendem às ligações. Por isso, a recomendação da secretaria é de que as pessoas que tinham consulta ou exame agendados para o período entre março e junho procurem a unidade de saúde onde fez o pedido para atualizar o cadastro telefônico ou solicitar informação sobre a nova data do procedimento”, explica.

Qual Sua Opinião? Comente:

Deixe uma resposta