Psicólogo é profissão em alta após a pandemia, mas as pessoas ainda procuram especialista apenas quando têm problemas

No dia 27 de agosto é celebrado o Dia do Psicólogo, em homenagem aos profissionais que tratam a saúde mental do indivíduo. A demanda por essa especialidade cresceu consideravelmente durante a pandemia da Covid-19, trazendo mais valorização e visibilidade para o profissional na sociedade. No entanto, de acordo com especialistas, as pessoas ainda tendem a procurar o psicólogo somente quando há sinais preocupantes de disfunções na rotina e não de modo preventivo.

O coordenador do curso de Psicologia de um Centro Universitário local, Wenderson Nazaré, explica que as pessoas devem buscar apoio psicológico como prevenção. “Infelizmente, as pessoas costumam procurar ajuda psicológica só quando de fato começam a perceber patologias e disfunções no dia a dia. A psicologia, como qualquer área da saúde, não é patológica, não devemos aguardar algum sinal do organismo para verificar se está tudo bem com a nossa mente. Devemos ter uma visão preventiva”, explica o especialista.
O docente  explica que a psicoterapia a longo prazo beneficia as pessoas com autoconhecimento. “Quem busca a terapia vai para se alinhar socialmente. A terapia breve tem o mesmo efeito, mas é feita de uma maneira muito prática: você tem um problema, conversa com o psicólogo, ele te ouve e vai te orientar, mas não trata de outras áreas da vida do indivíduo”, esclarece.
Já a terapia a longo prazo traz uma maior abrangência, diz Wenderson. “Nesse tipo de terapia vão ser analisadas todas as áreas da vida. A pessoa vai se autoconhecer e não somente resolver aquele problema específico. A nossa busca deve ser por resoluções, ter uma visão mais ampla, saber como lidar socialmente e como se comportar em determinados ambientes. A terapia a longo prazo não somente trata pontos isolados”, acrescenta.
Psicologia em todas as áreas
Wenderson acrescenta que a psicologia, por tratar de indivíduos, lida com a subjetividade. Por isso, pode ser incluída em diversas áreas, desde a organizacional, dentro de empresas e ambientes de trabalho, até a educacional, como forma de orientação e aconselhamento em ambientes de ensino.

“Qualquer área de trabalho pode ser beneficiada com a psicologia. Por isso, encontramos ela associada a áreas diversas, como nutrição, fisioterapia, engenharia e até no esporte”, explica.

Qual Sua Opinião? Comente:

Deixe uma resposta