Prometeu a si mesmo emagrecer em 2018? Veja dicas de um especialista

A cada virada de ano muitas promessas são feitas, sempre na intenção de uma vida nova e melhor. Família, trabalho, amor e saúde são os temas mais recorrentes. E na saúde, o propósito de uma alimentação saudável é o mais comum. Mas como realizar na prática essa promessa? Informação e força de vontade são aliados nesse desafio, destaca Ábner Souza, nutricionista e especialista em Nutrição Oncológica, da clínica Sensumed Oncologia.
“Ao final do ano, começamos a fazer promessas e pensar que elas podem fazer a diferença para o ano que se aproxima. E cumprir uma rotina alimentar mais saudável, que sirva como prevenção para muitas doenças, é uma das mais importantes e não pode ficar somente na categoria de promessa”, avalia o especialista, ao ressaltar que uma alimentação saudável é determinante no estado geral de saúde de todos.

Para motivar aos que estão determinados nesse propósito para 2018, com a ressalva de que procurar um especialista é sempre mais correto para acompanhar tais mudanças, pedimos ao nutricionista algumas dicas extremamente importantes e práticas para um novo e saudável hábito alimentar. “Com essas dicas cada um terá mais saúde para correr atrás das outras metas do ano novo”, incentiva Ábner Souza. Confira:

  • Não substitua refeições principais por sucos ou bebidas tipo shakes; ou mesmo por dietas muito restritivas a base de bebidas ditas como “detox”.
  • Programe-se para fazer a última refeição do dia até às 20h. Durante o sono, o metabolismo é mais lento e o gasto energético menor. Caso não tenha jeito e passar do horário, prefira outros alimentos mais leves como chás, frutas ou mesmo um lanche natural com um suco de fruta in natura. E de sobremesa use uma fruta rica em fibra para balancear a frutose do suco.
  • Ao escolher sobremesas, opte por frutas, picolé de frutas, gelatinas, frutas em compotas light. Cuidado com natas, chantilly e chocolate. A opção ideal sempre vai ser uma fruta in natura.
  • A cerveja pode ser sem álcool, que tem 60% menos calorias por garrafa. E sempre com muita moderação na quantidade, pois também favorece o ganho de peso.
  • Evite água tônica, apesar de amarga, ela tem muito açúcar; assim como sucos industrializados e refrigerantes de qualquer tipo.
  • Opções light e diet também contêm calorias e não devem ser consumidos em grandes quantidades. Dê preferência aos desnatados, que possuem menos gordura.
  • Evite alimentos fritos, empanados, cremosos e à milanesa. Eles podem ter o dobro ou mais de calorias do que o mesmo alimento cozido ou grelhado.
  • Cuidado com petiscos. Ao invés do famoso amendoim, das azeitonas e salgadinhos, prefira um queijo branco temperado com o mínimo de azeite e orégano, ou torradas com queijos cremosos light, berinjelas e pimentões.
  • Evite produtos embutidos como: salames, bacon, defumados, salsicha, pois contém muito sódio em suas composições e ainda estimulam o aparecimento de inúmeros tipos de tumores.
  • Organize-se para consumir somente uma lata de óleo ao mês para cada quatro pessoas, isso auxiliará no controle. E tente reduzir o máximo que puder durante o ano.
  • Consuma água suficiente para a hidratação ideal do seu corpo – o ideal está na faixa de 30 a 35 ml / kg de peso atual / dia. Dica regional: Consuma melão e melancia, pois além de serem regionais, são excelentes para hidratação do nosso corpo.
  • Aumente o consumo de frutas, legumes, verduras e oleaginosas, sempre dando preferência para as opções regionais tais como: Tucumã, Castanha do Brasil, Mamão, Açaí. Sempre consumir com moderação pois são nutritivos, mas ricos em calorias.
  • Evite o consumo de carnes vermelhas e processadas, pois os aditivos e conservantes usados em sua composição, estimulam o aparecimento de inúmeros tumores.
  • Evite o consumo excessivo de farinhas e carboidratos em geral, tais como: Massas, Pães brancos (francês, doces, refinados), pois esses são ricos em calorias e pobres em vitaminas e minerais.

*Ábner Souza é Nutricionista Clínico-Oncológico/CRN-4744; Especialista em Terapia Nutricional / Nutrição Clínica / Onco-Nutrição; Especialista em Terapia Nutricional Enteral e Parenteral – BRASPEN; Mestrando em Cirurgia / Nutrição PPGRACI/UFAM; Membro Titulado pela BRASPEN / SBNPE; Membro Associado BRASPEN /AMIB / SATI / ESPEN

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