Projeto ensina que boa alimentação é fundamental para o desenvolvimento das crianças

O terceiro episódio do projeto “5 Minutos de Arte e Educação”, que foi ao ar neste sábado (19/12), no canal do YouTube do autor do projeto, o produtor artístico e cenotécnico João Pedro Taneda, ensina a criança que uma boa alimentação também é importante para se manter sempre sadio. Para acessar o vídeo, basta acessar o link: https://youtu.be/Iwn2bxV9xhg

“O vídeo ensina que para ter saúde, energia, disposição, felicidade e bom humor é necessário possuir uma boa alimentação! Ela, sem dúvida, pode ser a base para uma ótima infância. Por isso, devemos ficar atentos ao que comemos, pois nem sempre o que gostamos é saudável”, explica Taneda.

Ao todo, o projeto é constituído de seis vídeos, com duração de 5 minutos, cada. A iniciativa, que une arte e educação, foi contemplada pela Lei Aldir Blanc, no edital do Prêmio Manaus de Conexões Culturais 2020, na categoria Teatro, da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult) da Prefeitura de Manaus.

“O projeto utiliza elementos do teatro, dança, brincadeiras de roda e canções infantis para ambientar o cotidiano de crianças da periferia de Manaus, que, em meio às brincadeiras de rua, compartilham seus problemas e, juntos, vão resolvendo cada um deles através do que aprendem na escola com os professores, nos conselhos dados pelas suas famílias e nas suas observações do cotidiano”, comenta o autor do projeto.

Formação da cidadania

ara Taneda, o projeto oferece estímulos ao desenvolvimento da cidadania das crianças, pois os foram elaborados com o objetivo de contribuir para a formação da cidadania. “Esse é um processo que deve ser iniciado na infância. Assim, podemos dizer que se trata de um trabalho artístico e educativo e que será disponibilizado on-line e gratuitamente. Nosso intuito é tecer um olhar positivo da vida, despertando nas crianças o entendimento que transformações são necessárias para buscarmos soluções aos problemas que se apresentam em nossa vida”.

Arte-educação

O autor do projeto também destaca que, atualmente, as crianças são expostas a muitos conteúdos em todas as mídias, e em especial na Internet, que são focados apenas no entretenimento e que se esquecem de abordar questões importantes para o desenvolvimento das crianças. “Não devemos oferecer toda sorte de produtos existentes no mercado, pois muitos podem ser nocivos à infância”.

Essa preocupação com a qualidade do que se diz e ensina nos meios de comunicação levou os artistas envolvidos no projeto a prepararem de forma cuidadosa a encenação realizada nos vídeos. “Desejamos contribuir tanto na construção simbólica da arte quanto na construção de um ser humano melhor, mais sensível e mais habilitado para lidar num mundo tão complexo”, comenta Taneda.

Ficha técnica

A produção artística é assinada por João Pedro Taneda. O texto e a direção são de Narda Telles. O elenco é formado pelos atores Denise Lima, Diego Lima, Lorena Torres, Luzimar Santos e Mayara Dellacarmo. O contrarregra foi Arnoldo Chaves. As coreografias foram elaboradas por Mara Pacheco. Lucas de Mello é o responsável pelo design gráfico.

Currículo artístico

João Pedro Taneda trabalha como produtor artístico desde 2006, quando passou a integrar a Associação Amazônia Arte-Mythos. Desde então tem atuado em diversas produções da companhia. Como produtor artístico e cenotécnico, trabalhou em: “Yawê, o Pequeno Peixe Boi” (2006), “Prometheu” (2006), “Cici e as Formigas” (2007), “Antígona” (2008), “Brincando em Cena” (2010), “Assembleia das Árvores” (2010), “A Menina e o Tempo” (2015), “A Incrível Viagem de Mariana” (2015) e “A Menina dos Brincos de Ouro” (2015).

Também fez produção artística para os seguintes espetáculos: “Dona Chuva e Dona Selva Contra O Senhor Moto Serra (2009), “Lenda da Cobra Norato” (2012), “As Bacantes” (2013), na participação da peça “Medéia” (2014) na Mostra 10 Anos do Festival de Teatro da Amazônia e “A Menina e o Tempo” (2020). Em 2010, foi o realizador do projeto “Teatro para todos em Manaus” – Circulação de espetáculos na Rua – Prêmio Secretaria Municipal de Cultura.

Qual Sua Opinião? Comente:

Deixe uma resposta