Professores fazem reflexões em sessão dedicada a eles na Assembleia

Em Sessão Especial no plenário da Assembleia Legislativa do Estado (Aleam), realizada na manhã desta segunda-feira (16), professores e professoras do Amazonas pronunciaram-se sobre a importância da homenagem pelo Dia dos Professores (15 de outubro), afirmando que permanecerão na luta por uma edu­cação pública de qualidade e para todos, por melhores condições de trabalho e por mais valorização profissional. A autoria da homenagem é do deputado estadual José Ricardo (PT), juntamente com os deputados Luiz Castro (Rede) e Sinésio Campos (PT).

Para José Ricardo, esse é um momento de homenagem, mas também de reflexão sobre a educação e sobre a luta dos professores, por não terem a devida valorização. “O momento atual da educação é de profissionais mobilizados, reivindicando direitos legais e justos. Muitos professores também estão cobrando transparência e prestação de contas dos recursos do Fundeb. Também cobro e me somo a essa luta. Porque não temos essas prestações de contas com relações aos recursos públicos, a exemplo da educação. Por isso, reafirmo meu compromisso em continuar lutando por uma educação pública de qualidade e por professores valorizados, com salários dignos e com direitos trabalhistas sendo respeitados, como reajuste anual da data-base, vale-transporte, ticket alimentação, plano de saúde e pelo repasse integral dos recursos extras do Fundeb”.

O deputado, que desde o início de seus mandatos parlamentares sempre defendeu melhorias para a educação, destacou que é autor de algumas importantes leis estaduais na área: a que define o número máximo de alunos em sala de aula; a que prevê desconto de livros para professores; a que define programa de implantação de bibliotecas nas escolas; como ainda a que prevê psicólogos e assistentes sociais nessas unidades. “O Estado ainda não implementou nenhuma dessas leis. Algumas têm prazo para serem efetivadas. Mas estamos vigilantes e continuaremos cobrando que sejam colocadas em prática”, disse ele, ressaltando também outros projetos de sua autoria, como o que define critérios para a escolha de gestores de escola; o que prevê vistoria periódica nas escolas; e o do Fundeb Transparente, para que haja prestação de contas desses recursos.

Com a palavra, os professores…

Professora da rede municipal de ensino, Gleice Oliveira, uma das coordenadoras do recente movimento dos professores pelo pagamento dos recursos extras do Fundeb, frisou que alguns profissionais dizem que neste 15 de outubro não há mais nada o que comemorar, diante de tantas reclamações e reivindicações por melhorias. “Mas digo que precisamos comemorar, principalmente, por conta da perseverança em continuar na luta por mudanças. E mais ainda porque na sala de aula atuamos com amor, com alegria e com muito compromisso, fazendo com que o processo pedagógico aconteça, mesmo com a falta de estrutura, com a falta de valorização por parte dos nossos governantes”, ressaltou.

Uma das homenageadas deste dia, por conta dos relevantes serviços prestados à educação, a professora de História Eglê Betânia Portela, da rede municipal de ensino e da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), declarou que se não há muito a comemorar, mas o momento é de continuar lutando contra a atual realidade e compreendendo de que forma os governantes estão tratando os professores e os recursos da educação. “Os governantes não legitimam a nossa luta. Pelo contrário, nos chamam de criminosos e de baderneiros. Por tudo isso, a nossa luta não pode parar. Essa homenagem de hoje não é somente minha, mas de todo o grupo de professores e de alunos e alunas por uma educação de qualidade, em prol da igualdade social e da democracia”.

Já o professor de Ensino Religioso da rede municipal de ensino, ex-vereador Bibiano Garcia, também um dos homenageados desta Sessão Especial, disse que tem um misto de sentimento difícil de descrever no momento, diante de um atual quadro desastroso do poder público e, ao mesmo tempo, de perseverança por parte de muitos profissionais da educação. “Felizmente, temos muitos professores que transformam a sua profissão numa verdadeira missão. Mesmo submetidos a condições de trabalho indignas e, em alguns locais, insalubres, continuam nas salas de aula, cumprindo a sua missão. Todos esses também são merecedores da homenagem que recebi hoje desta Casa Legislativa. Mas acredito que a maior homenagem era ver todos os parlamentares cumprindo o seu papel, defendendo os nossos direitos, e não somente uma meia dúzia, como assim o fazem os três deputados autores desta solenidade”, finalizou.

Participaram desta Sessão Especial, dentre outros órgãos e instituições: Secretaria Estadual de Educação (Seduc), Secretaria Municipal de Educação (Semed), Movimento dos Trabalhadores e Trabalhadoras em Educação do Amazonas (Movitte), Movimento Fundeb Para Todos, Associação dos Professores de Manaus (Assprom), Ministério Público do Estado (MPE), Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Universidade do Estado do Amazonas, Instituto Federal do Amazonas (Ifam), dentre outros.

 

Qual Sua Opinião? Comente:

Deixe uma resposta