Procurador Vítor Hugo é homenageado nos 49 anos da Procuradoria Geral do Estado

Em comemoração ao Dia do Procurador do Estado e aniversário de 49 anos da instituição, que é comemorado oficialmente dia 13 de novembro, a Procuradoria Geral do Estado (PGE) realizou, por meio do Centro de Estudos Jurídicos (Cejur), o lançamento da revista da PGE-AM, edição especial de número 41, em homenagem in memoriam ao procurador do Estado Vitor Hugo Mota de Menezes, falecido em janeiro deste ano. O evento aconteceu no Centro Cultural Palácio Rio Negro.
“Nosso querido procurador Vitor Hugo nos deixou, mas seus ensinamentos ficaram. Gostaria que ele estivesse nesse evento celebrando conosco”, afirmou em seu discurso o procurador-geral do Estado, Giordano Bruno Costa da Cruz, que destacou as qualidades do falecido procurador.

Participação

Além dos procuradores do Estado – incluindo o procurador-geral do Estado, Giordano Bruno Costa da Cruz, o subprocurador-geral do Estado, Mateus Severiano, e a coordenadora do Cejur, procuradora do Estado, Clara Lindoso e Lima -, a solenidade contou com a participação de várias autoridades públicas e a presença de familiares do falecido procurador Vitor Hugo Mota de Menezes.

Entre os presentes estavam: o controlador-geral do Estado (CGE), Otávio Gomes – que representou no evento o governador Wilson Lima -, o secretário Municipal da Casa Civil, Tadeu Souza – representante do prefeito de Manaus, David Almeida -, o desembargador Paulo César Caminha e Lima – representante do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) -, o diretor-presidente da Imprensa Oficial do Estado do Amazonas (IOA), João Ribeiro Guimarães Júnior, o secretário de Estado da Cultura, Marco Apolo Muniz de Araújo, o defensor público geral, Ricardo Queiroz Paiva, o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Amazonas (OAB-AM), Marco Aurélio de Lima Choy, o presidente da Associação Nacional dos Procuradores dos Estados e do Distrito Federal (Anape), Vicente Martins Prata Braga, e o presidente da Associação de Procuradores do Estado do Amazonas (Apeam), Aldenor de Souza Rabelo.

Homenagem

Durante o evento, uma placa de homenagem e de agradecimento pelos relevantes serviços prestados pelo falecido procurador Vitor Hugo Mota de Menezes foi entregue para a irmã dele, Elcy Mota de Menezes Almeida, pelo presidente da Apeam, Aldenor Rabelo. “O Vitor Hugo conseguiu tudo o que sonhava na vida, inclusive ser procurador do Estado. Na família, ele não era diferente do que era na PGE-AM ou no meio acadêmico. O Vitor Hugo ficará guardado eternamente em nossos corações”, disse Elcy.

Poesia

Em sua fala, a procuradora do Estado, Kalina Maddy Cohen, recitou o poema “A Um Ausente” de Carlos Drummond de Andrade.

Por sua vez, a procuradora do Estado, Indra Mara dos Santos Bessa – que atuava no mesmo setor de Vitor Hugo, a Procuradoria do Pessoal Temporário (PPT) -, destacou a convivência com o procurador falecido. “Num dos momentos mais marcantes da minha vida profissional, fostes o ombro amigo que me apoiou, um dos poucos a marchar ao meu lado e me defendeu sem jamais me criticar”, contou.

A apresentação da solenidade ficou a cargo da procuradora do Estado, Sálvia Haddad, que, também, trabalhou com Vitor Hugo na PPT da PGE-AM.

Importância

Na solenidade, foi realizado, também, o lançamento da revista da PGE-AM, edição especial de número 41, em homenagem in memoriam ao procurador do Estado, Vitor Hugo Mota de Menezes.

A coordenadora do Cejur, procuradora do Estado, Clara Lindoso e Lima, falou sobre a importância da revista jurídica da PGE-AM para advocacia pública. Ela destacou que a publicação é editada há 38 anos e é distribuída gratuitamente. “Para a elaboração, é feita uma seleção de artigos por meio de um chamamento público. No caso desta edição, foram 18 artigos de várias temáticas, porém, todos com foco no direito público. Estamos todos orgulhosos dessa revista, que é especial pela homenagem feita ao procurador do Estado, Vitor Hugo Mota de Menezes”, disse.

Qual Sua Opinião? Comente:

Deixe uma resposta