Primeiro debate na TV reunirá oito dos onze candidato a prefeito de Manaus

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on email
Share on print
A Band Amazonas realiza hoje primeiro debate entre os candidatos à Prefeitura de Manaus, às 21h30 (ao vivo). Oito dos onze candidatos devem participar. Amazonino Mendes (Podemos) comunicou que, devido à falta de condições seguras – o estúdio não tem renovação de ar -, ele não comparecerá. Os candidatos Chico Preto (DC) e Gilberto Vasconcelos (PSTU) não foram convidados, sob o argumento de que seus partidos não possuem representação na Câmara dos Deputados, critério que é utilizado inclusive para a distribuição do fundo eleitoral.

Os candidatos que participarão do debate são Alfredo Nascimento (PL), Capitão Alberto Neto (Republicanos), Coronel Menezes (Patriota), David Almeida (Avante), José Ricardo (PT), Marcelo Amil (PCdoB), Romero Reis (Novo) e Ricardo Nicolau (PSD).
 
Em 2020, a Band Amazonas aposta na prata da casa para mediar o debate. A apresentação é do jornalista Neto Cavalcante, apresentador do Band Cidade e que há oito anos integra o Grupo Bandeirantes de Comunicação. 
 
Devido à pandemia de coronavírus, a estrutura da Band Amazonas passa por sanitização regularmente, e na noite desta quarta-feira (30), passou por um novo procedimento de desinfecção. Além disso, os estúdios e as salas ficarão lacrados até a chegada dos candidatos. Diferente dos debates passados, a presença de assessores será limitada a três por cada candidato. A imprensa devidamente credenciada receberá, instantaneamente, todo material do evento da equipe da emissora de forma online. O distanciamento social será observado dentro do estúdio e os púlpitos contarão com frascos de álcool em gel. Os candidatos serão obrigados a ficar com a máscara durante o debate, só podendo retirá-la, caso queiram, na hora de responder às perguntas.
 
O primeiro debate da corrida eleitoral Manauara será transmitido na TV aberta pelo canal 13.1 ou pela Net no canal 518 para Manaus e 22 municípios do Amazonas com transmissão simultânea nos canais digitais da emissora no Facebook e no YouTube (Band Amazonas). O público também poderá acompanhar os bastidores do evento nos perfis da Band Amazonas no Twitter, Instagram e Facebook (@bandamazonas).
 
O debate terá cinco blocos com os candidatos podendo discutir e apresentar propostas para os principais problemas da cidade. O primeiro e último blocos serão usados para apresentação dos candidatos e considerações finais. E de forma inédita no Amazonas, cada candidato terá dois minutos (cronometrados) no segundo, terceiro e quarto blocos para um duelo com o oponente. O cronômetro vai ser disparado pelos próprios candidatos por meio de dispositivo instalado no púlpito. Nesse tempo, eles podem falar de temas variados, fazer perguntas e responder questionamentos obedecendo as regras de não ofender a honra do debatente. O objetivo é dar maior dinamismo ao debate e deixar os candidatos mais à vontade, no controle total do próprio tempo. ”Não temos dúvidas do sucesso na audiência pelo formato escolhido para este debate”, comemora Trajano.
 
Direito de resposta
Em caso de ofensa moral e/ou pessoal, o candidato poderá solicitar ao mediador direito de resposta. O mediador submeterá a avaliação do pedido ao comitê formado por advogados indicados pela OAB-Amazonas. Na hipótese de deferimento do pedido de resposta, será concedido tempo mínimo de um minuto ou tempo equivalente à possível agressão.
 

Qual Sua Opinião? Comente:

Deixe uma resposta