O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM/AP), afirmou hoje que “a Zona Franca de Manaus deveria ser considerada um exemplo de sustentabilidade”. Ele demonstrou irrestrita solidariedade com o modelo e acrescentou: “A bancada do Amazonas conta com essa presidência.” Já o senador Omar Aziz (PSD), informou que hoje, às 17h30, haverá reunião da bancada do Amazonas com o ministro da Economia, Paulo Guedes, no gabinete deste, em Brasília.
A fala de Alcolumbre foi a primeira manifestação de uma alta autoridade do país, depois que o ministro da Economia, Paulo Guedes, afirmou, em entrevista a jornalistas da GloboNews, que não deixaria o país inviável para manter as vantagens comparativas da Zona Franca de Manaus.
O pronunciamento ocorreu em aparte ao discurso feito hoje pelo senador Eduardo Braga (MDB), que cobrou uma retratação do ministro.
“Esse tratamento não fere apenas o Amazonas. Fere todos aqueles que dependem de um modelo de desenvolvimento regional para reduzir as desigualdades entre um Brasil rico e um Brasil que ainda precisa de oportunidades”, afirmou Eduardo no plenário do Senado.
O parlamentar reiterou, ainda, o convite a Guedes para um debate público sobre a relevância da Zona Franca de Manaus para o Brasil e para Amazônia. “Me parece que o ministro não a conhece com a profundidade que deveria conhecer”, disse.
Diante dos demais senadores, Eduardo chamou atenção para a crise institucional criada pelo titular da Economia. “A manifestação dele coloca em risco a segurança jurídica de um modelo que é responsável, inclusive, pelo financiamento do Estado do Amazonas”, declarou. “Sem ele, não seria possível pagar os funcionários públicos e garantir saúde, educação, segurança pública e investimentos em território amazonense”, completou.
O senador Plínio Valério (PSDB) também fez discurso hoje, dizendo que “Paulo Guedes vai passar, mas a Zona Franca e a Amazônia vão continuar”. (Veja na sessão de vídeos)
Este post tem um comentário
O senador Eduardo Braga constitui-se hoje no mais lucido defensor da ZFM no senado federal, nos recentes episodios envolvendo as falas do boquirroto ministro da economia.Eduardo honra o mandato que o povo do Amazonas lhe outorgou.