Prefeitura prevê vacinar todo o público de 50 a 70 anos em 20 dias, com apoio do Exército

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on email
Share on print

A Prefeitura de Manaus pretende vacinas todos os cidadãos na faixa etária de 50 a 70 anos em apenas 20 dias, a partir do dia 22 de fevereiro – a próxima segunda-feira. Para isso, conta com o apoio do Comando Militar da Amazônia, já prometido pelo ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, e pelo comandante da tropa, general Estevam Cals Theophilo Gaspar de Oliveira.

O público-alvo do grupo de 50 a 69 anos é de 267.943 pessoas. Segundo o Plano Nacional de Operacionalização da vacina contra a Covid-19, serão divididas em quatro grupos para vacinação (50 a 54; 55 a 59; 60 a 64; 65 a 69 anos). Elas serão imunizadas respeitando o esquema diário referente a data de aniversário.

“Nós decidimos que vamos manter a estrutura que já existe na prefeitura, naturalmente ampliando de acordo com a orientação do Ministério da Saúde (MS), de vacinar a faixa acima dos 50 anos. Vamos apoiar com a capacidade logística, mão de obra, digitadores, vacinadores, auxiliares, para agilizar esse processo de vacinação”, comentou o comandante Oliveira. 

Vacinas

Para atender a essa nova etapa de vacinação, a Prefeitura de Manaus aguarda o envio de, pelo menos, mais 530 mil doses de vacina pelo MS.

Dependendo da marca da vacina, o intervalo entre as doses será de 28 dias para vacinados com CoronaVac/Butantan e de 90 dias para os vacinados com AstraZeneca/Oxford.

“Temos a sinalização do ministro Pazuello de que até o dia 22 o Amazonas receberá novas doses de vacina, portanto, nos antecipamos, criando as condições logísticas para que a vacinação ocorra tão logo tenhamos as vacinas em Manaus”, afirmou o prefeito David Almeida.

Qual Sua Opinião? Comente:

Deixe uma resposta