Prefeitura mantém sanitização de espaços movimentados em Manaus

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on email
Share on print

Prefeitura de Manaus segue com ações de higienização em locais de grande movimento de pessoas da capital e, nesta quinta-feira, 9/7, voltou à feira da Manaus Moderna, no Centro. A borrifação de hipoclorito de sódio foi feita pela manhã e tarde, em bancos, corrimãos, balcões, pisos e demais áreas de uso comum, dando continuidade às ações de controle e prevenção à Covid-19.

“Mesmo com a redução nos números do novo coronavírus em Manaus, estamos mantendo o uso de ferramentas que combatam a doença. É uma orientação do prefeito Arthur Virgílio Neto que, desde antes da confirmação do primeiro caso na cidade, vem mobilizando os órgãos municipais para proteger a população”, disse o titular da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), Kelton Aguiar. 

Uma equipe de desinfecção da Seminf, secretaria responsável pela aplicação, intercala as atividades entre a feira da Manaus Moderna e os terminais de integração T1 (avenida Constantino Nery), T2 (Cachoeirinha) e T3 (Cidade Nova), sendo um ponto contemplado a cada dia. Outras equipes também levam a estratégia de higienização aos terminais T4 (Jorge Teixeira) e T5 (São José), além do entorno Unidades Básicas de Saúde (UBSs).

A ação é feita de forma integrada contando, também, com a participação do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU) e com as secretarias municipais de Limpeza Urbana (Semulsp) e de Saúde (Semsa), além da concessionária de abastecimento da cidade, a empresa Águas de Manaus.

O permissionário Moisés Jesus dos Santos, 53, que possui um boxe de farinha na feira da Manaus Moderna evidenciou a importância da iniciativa no espaço. “É uma atitude indispensável, pois o nosso ambiente de trabalho fica higienizado e com isso a gente se sente mais seguro de estar aqui. Está de parabéns”, aprovou.

Outras estratégias

Segundo o fiscal da Vigilância Sanitária municipal (Visa Manaus), órgão vinculado à Semsa, Augusto Kluczkovski, que acompanhou a desinfecção na Manaus Moderna, ações como essa não podem parar até que a curva de contágio tenha declinado drasticamente. “Isolamento, distanciamento e, principalmente, higiene são fatores que devem caminhar juntos até o fim da pandemia, para que possamos diminuir a carga viral em todos os ambientes”, destacou o fiscal, acrescentando que a população também deve reforçar os cuidados com a limpeza pessoal, para garantir proteção total.

Augusto salientou, também, que a Visa Manaus possui outras frentes educativas e fiscalizadoras que atuam em restaurantes, bares e ônibus do transporte coletivo. “Conforme as atividades vão retornando, vamos lançando notas técnicas para orientar a população. Posteriormente, realizamos blitz nesses locais em parceria com outros órgãos municipais e estaduais, para verificar a adesão do uso de máscaras, álcool em gel e do distanciamento social”, frisou. 

Em caso de aglomerações, a população pode colaborar com a Visa Manaus denunciando a suspeita de irregularidades sanitárias. Os canais exclusivos de atendimento, para esses casos, são o e-mail [email protected] e os telefones (92) 98842-7422 e 98842-8698. A Ouvidoria do órgão, que continua em operação para demandas gerais de vigilância sanitária, atende pelo [email protected] e pelo (92) 98842-8481.

Qual Sua Opinião? Comente:

Deixe uma resposta