Prefeitura e multinacional retiram 300 quilos de lixo de praia no Mauazinho

Com foco na disseminação da cultura socioambiental, uma parceria entre a Prefeitura de Manaus e uma empresa multinacional resultou na retirada de mais de 300 quilos de lixo da ‘prainha’ do Mauzinho, zona Leste, na manhã desta quarta-feira, 4/4. A ação faz parte da programação do “Earth Day” (Dia da Terra), celebrado no dia 22 deste mês. O evento é realizado pela multinacional, com ações educativas e ambientais, mobilizando as 100 unidades da empresa espalhada pelo mundo. No Brasil, há três unidades, sendo uma no Polo Industrial de Manaus (PIM).Segundo a responsável pela ação, Karolliny Teixeira, o desafio da terra é um evento que visa a trabalhar ações sociais e ambientais de áreas do entorno da empresa, envolvendo toda a comunidade. E o bairro Mauzinho, segundo ela, foi escolhido por estar ao lado da unidade. “Esse é o segundo ano que realizamos essa ação. O apoio da prefeitura foi fundamental para que tivéssemos êxito. Trouxemos, aproximadamente, 40 voluntários para fazer a limpeza dessa praia, que é utilizada como balneário pelos moradores”, explicou.

A secretária municipal de Parcerias e Projetos Estratégicos (Semppe), Maria Josepha Chaves, informou que a determinação do prefeito Arthur Virgílio Neto é para que se realize parcerias com instituições públicas e privadas, voltadas para a melhoria dos serviços públicos municipais e, consequentemente, para a satisfação da população.

“A Semppe foi criada para realizar todo o tipo de parceria que beneficie a população manauara. E a empresa Flextronics, que já realiza esse trabalho social, nos convocou a fazer essa grande mobilização na praia do Mauzinho. Nesta quinta-feira haverá uma ação com crianças de um abrigo da cidade e no sábado a revitalização da Escola Municipal Nova Vida”, destacou Josepha.

Orientação

O presidente da comunidade, Verilson Santos, informou que, além da limpeza da Praia, também será feita a coleta do lixo no entorno do Cemitério Nossa Senhora da Conceição e na área ribeirinha, beneficiando em torno de 700 famílias que utilizam a água do rio Negro. “Estamos muito contentes em ser beneficiados com essa ação da empresa com o apoio da prefeitura. Nossos moradores precisavam dessa conscientização, uma vez que, ao ver uma iniciativa de uma empresa privada, vão ajudar a não jogar mais lixo no chão”, afirmou. 

Conscientização

Os colaboradores e agentes de Educação Ambiental da Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp) realizaram, ainda, orientações aos moradores da avenida Rio Negro sobre o descarte correto do lixo e, principalmente, nos horários da coleta. “Identificamos uma lixeira viciada na área e que os moradores não estavam respeitando o horário de descarte do lixo. Fizemos a orientação e já acionamos uma equipe da secretaria para fazer a coleta desses resíduos”, explicou Alessandra Almeida, da equipe de Educação Ambiental da Semulsp.

O comerciante Nelciclei Santos, 42, que mora há 20 anos no bairro, elogiou a iniciativa e destacou a importância da orientação feita aos moradores. “Os próprios moradores não respeitavam o horário da coleta do lixo. No entanto, acredito que com essa orientação todos ficarão mais atentos, evitando, inclusive, jogar lixo bem na frente da minha casa”, observou.

Foto: Altemar Alcântara 

Qual Sua Opinião? Comente:

Deixe uma resposta