Prefeitura e multinacional retiram 300 quilos de lixo de praia no Mauazinho

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on email
Share on print

Com foco na disseminação da cultura socioambiental, uma parceria entre a Prefeitura de Manaus e uma empresa multinacional resultou na retirada de mais de 300 quilos de lixo da ‘prainha’ do Mauzinho, zona Leste, na manhã desta quarta-feira, 4/4. A ação faz parte da programação do “Earth Day” (Dia da Terra), celebrado no dia 22 deste mês. O evento é realizado pela multinacional, com ações educativas e ambientais, mobilizando as 100 unidades da empresa espalhada pelo mundo. No Brasil, há três unidades, sendo uma no Polo Industrial de Manaus (PIM).Segundo a responsável pela ação, Karolliny Teixeira, o desafio da terra é um evento que visa a trabalhar ações sociais e ambientais de áreas do entorno da empresa, envolvendo toda a comunidade. E o bairro Mauzinho, segundo ela, foi escolhido por estar ao lado da unidade. “Esse é o segundo ano que realizamos essa ação. O apoio da prefeitura foi fundamental para que tivéssemos êxito. Trouxemos, aproximadamente, 40 voluntários para fazer a limpeza dessa praia, que é utilizada como balneário pelos moradores”, explicou.

A secretária municipal de Parcerias e Projetos Estratégicos (Semppe), Maria Josepha Chaves, informou que a determinação do prefeito Arthur Virgílio Neto é para que se realize parcerias com instituições públicas e privadas, voltadas para a melhoria dos serviços públicos municipais e, consequentemente, para a satisfação da população.

“A Semppe foi criada para realizar todo o tipo de parceria que beneficie a população manauara. E a empresa Flextronics, que já realiza esse trabalho social, nos convocou a fazer essa grande mobilização na praia do Mauzinho. Nesta quinta-feira haverá uma ação com crianças de um abrigo da cidade e no sábado a revitalização da Escola Municipal Nova Vida”, destacou Josepha.

Orientação

O presidente da comunidade, Verilson Santos, informou que, além da limpeza da Praia, também será feita a coleta do lixo no entorno do Cemitério Nossa Senhora da Conceição e na área ribeirinha, beneficiando em torno de 700 famílias que utilizam a água do rio Negro. “Estamos muito contentes em ser beneficiados com essa ação da empresa com o apoio da prefeitura. Nossos moradores precisavam dessa conscientização, uma vez que, ao ver uma iniciativa de uma empresa privada, vão ajudar a não jogar mais lixo no chão”, afirmou. 

Conscientização

Os colaboradores e agentes de Educação Ambiental da Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp) realizaram, ainda, orientações aos moradores da avenida Rio Negro sobre o descarte correto do lixo e, principalmente, nos horários da coleta. “Identificamos uma lixeira viciada na área e que os moradores não estavam respeitando o horário de descarte do lixo. Fizemos a orientação e já acionamos uma equipe da secretaria para fazer a coleta desses resíduos”, explicou Alessandra Almeida, da equipe de Educação Ambiental da Semulsp.

O comerciante Nelciclei Santos, 42, que mora há 20 anos no bairro, elogiou a iniciativa e destacou a importância da orientação feita aos moradores. “Os próprios moradores não respeitavam o horário da coleta do lixo. No entanto, acredito que com essa orientação todos ficarão mais atentos, evitando, inclusive, jogar lixo bem na frente da minha casa”, observou.

Foto: Altemar Alcântara 

Qual Sua Opinião? Comente:

Deixe uma resposta