Prefeitura diz que vacinação de idosos vai começar amanhã

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on email
Share on print

Prefeitura de Manaus negou informações divulgadas em uma rede social de início da vacinação de idosos a partir de 80 anos na data de hoje, quinta-feira, 28/1. O início está agendado para amanhã nas Unidades Básicas de Saúde previstas no Plano Municipal de Vacinação contra a Covid-19.

Inicialmente o plano previa a vacinação para idosos a partir dos 75 anos, que ocorreria num prazo de 48 a 72h, a partir do recebimento das doses da vacina AstraZeneca/Oxford, retidas na Fundação de Vigilância em Saúde (FVS) por determinação da Justiça Federal.

Mesmo que a entrega das vacinas só tenha ocorrido no final da manhã de hoje, a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), órgão operacionalizador da vacinação, já está estruturada para dar início à imunização de idosos a partir dos 80 anos já nesta sexta-feira, 29/1, nos pontos elencados no Plano.

A juíza federal Jaiza Fraxe chegou a prever a vacinação para hoje em uma rede social, mas, segundo a Prefeitura, “toda e qualquer divulgação do início de vacinação na data de hoje é falsa e totalmente improcedente”.

“A Prefeitura de Manaus reitera o compromisso e a responsabilidade de cuidar e zelar pela saúde da população, principalmente dos idosos, que não podem ser expostos a riscos que podem ser causados por notícias falsas”, acrescenta a nota.

“É muito importante que as pessoas desse público-alvo observem com atenção as orientações, para evitar que se dirijam aos locais de vacinação sem estar elencadas nos grupos de cada dia. Temos vacina para a totalidade dos idosos acima de 75 anos e a imunização vai ocorrer de modo ágil e seguro, conforme orientação do prefeito David Almeida”, explica a secretária municipal de Saúde, Shádia Fraxe.

Para esta etapa da imunização, foi destinado um total de 50.398 doses da vacina AstraZeneca/Oxford, que será aplicado em duas doses, com intervalo entre 8 e 12 semanas. O número é suficiente para cobrir 100% dos idosos com 80 anos e mais, 100% dos idosos com idade entre 75 e 79 anos, e 37% dos idosos entre 70 e 74 anos de idade, no município.

Como, para este último grupo (70-74 anos), o número de doses foi limitado pelo Ministério da Saúde, o critério para vacinação será o da condição física dos usuários. Neste primeiro momento, os idosos entre 70 e 74 anos que poderão receber a vacina serão os acamados, os portadores de Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC), Insuficiência Renal Crônica, diabetes (insulina dependente) e os que têm obesidade (IMC >40), além dos transplantados e imunossuprimidos. Nestes casos, os idosos precisam apresentar laudo, receituário, atestado médico ou outro documento que ateste a sua condição.

Calendário

O cronograma utilizado para a oferta das doses é baseado na idade e no mês de nascimento dos idosos. A primeira semana de vacinação, entre os dias 29/1 e 3/2, é voltada para a população com 80 anos e mais. Na segunda semana, entre 4/2 e 9/2, serão contemplados os idosos entre 75 e 79 anos de idade. Na terceira semana (de 10/2 a 15/2), será a vez do público entre 70 e 74 anos.

Dentro dessa programação, os idosos contemplados no público-alvo podem buscar a dose no dia correspondente ao seu mês de nascimento. Na primeira semana, os nascidos em janeiro e fevereiro serão vacinados na sexta-feira (29/2); os entre março e abril, no sábado (30/1); os entre maio e junho, no domingo (31/1); os nascidos em julho e agosto, na segunda-feira (1/2); os entre setembro e outubro, na terça (2/2); e os entre novembro e dezembro, na quarta (3/2).

Locais

A vacinação acontecerá no horário de 9h às 16h, em cinco locais espalhados pelas diferentes zonas da cidade. Esses locais foram estruturados para funcionar tanto como drive-thru, para as pessoas que podem se locomover usando transporte próprio, quanto como postos fixos, para quem se desloca a pé ou utiliza o transporte coletivo: Complexo de Exames do Detran (zona Norte), estacionamento da Universidade Paulista – Unip (zona Sul), balneário do Sesc (zona Oeste), Clube do Trabalhador do Sesi (Zona Leste) e shopping Phelippe Daou (zonas Norte e Leste).

Cadastro

A Semsa está fazendo os ajustes e vai disponibilizar o Sistema Municipal de Vacinação (SMV Covid) para o pré-cadastro dos idosos, como uma estratégia para agilizar o atendimento no dia da vacinação, mas esse procedimento não é obrigatório, ou seja, os idosos que não tiverem sido pré-cadastrados serão vacinados normalmente. Todos devem apresentar, obrigatoriamente, documento de identificação com foto e CPF nos postos de vacinação.

Acamados

No caso dos idosos acamados, eles receberão a imunização em casa. A vacinação desse grupo começa na próxima segunda-feira (1º/2). O agendamento vai ser feito pela Semsa, por contato telefônico, a partir do banco de dados já existente de campanhas de imunização anteriores. Para atualização dos dados e cadastramento de novos idosos, a família do idoso deverá entrar em contato com a secretaria, pelo número 0800 280 8 280.

Os idosos com sintomas gripais ou algum outro processo de adoecimento, não poderão receber a vacina. Eles serão vacinados posteriormente. Os que tiveram Covid-19 só podem ser vacinados 30 dias após o período da doença.

Confira, abaixo, o cronograma detalhado da vacinação dos idosos em Manaus:

Cronograma de vacinação 

1 ª Semana 

De sexta, dia 29/01 a quarta, dia 03/02

Sexta (29/02) – nascidos em janeiro e fevereiro

Sábado (30/01) – nascidos em março e abril

Domingo (31/01) – nascidos em maio e junho

Segunda (01/02) – nascidos em julho e agosto

Terça (02/02) – nascidos em setembro e outubro

Quarta (03/02) – nascidos em novembro e dezembro

2ª Semana

 

De quinta, dia 04/02, a terça, dia 09/02

Quinta (04/02) – nascidos em janeiro e fevereiro

Sexta (05/02) – nascidos em março e abril

Sábado (06/02) – nascidos em maio e junho

Domingo (07/02) – nascidos em julho e agosto

Segunda (08/02) – nascidos em setembro e outubro

Terça (09/02) – nascidos em novembro e dezembro

3ª Semana

 

De quarta, dia 10/02 a segunda, 15/02

Quarta (10/02) – nascidos em janeiro e fevereiro

Quinta (11/02) – nascidos em março e abril

Sexta (12/02) – nascidos em maio e junho

Sábado (13/02) – nascidos em julho e agosto

Domingo (14/02) – nascidos em setembro e outubro

Segunda (15/02) – nascidos em novembro e dezembro

Qual Sua Opinião? Comente:

Deixe uma resposta