Prefeitura cria comitê que vai cuidar do trânsito de Manaus

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on email
Share on print

Prefeitura de Manaus instalou, na manhã desta terça-feira, 12/1, o Comitê Gestor de Intervenções Viárias,  que será o responsável por levantar e elaborar alternativas de intervenções para a melhoria no trânsito da capital amazonense, formado por membros da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf) e dos institutos municipais de Planejamento Urbano (Implurb) e Mobilidade Urbana (IMMU).

De acordo com o vice-prefeito e secretário municipal de Infraestrutura, Marcos Rotta, o Comitê foi criado por determinação do prefeito David Almeida, com o propósito de apresentar propostas rápidas para a cidade em relação ao trânsito em todas as zonas da capital, com agilidade e resolutividade.

“Juntos, atuando em parceria, nós trabalharemos para buscar soluções para o sistema viário da capital, como o alargamento de vias, a construção de viadutos, retornos, passagens de nível, entre muitos outros. Todas as medidas devem ser ágeis e assertivas, pois nossa cidade tem pressa e cerca de R$ 600 milhões a menos em seus cofres para fazer investimentos, o que exige de nós medidas inteligentes e criativas para dar ao povo manauara as soluções pelas quais tanto anseia por parte do poder público”, afirmou o vice-prefeito, que é membro do comitê.

O diretor-presidente do IMMU, Paulo Henrique Martins, garantiu que o instituto vai utilizar o conhecimento técnico do estudo de tráfego, para que se possam fazer avaliações precisas nas vias de Manaus,  a fim de que as alterações façam diferença na rotina da população, que precisa urgentemente de melhorias consistentes e relevantes.

“Vamos avaliar todas as intervenções para que sejam seguras e que elas não sejam apenas obras, mas intervenções viárias onde as pessoas possam se deslocar com maior segurança e menor tempo de viagem. O Programa de Governo do prefeito David Almeida é abrangente e vamos avaliar as melhores possibilidades para executar ações de imediato, curto, médio e longo prazo”, disse Paulo Henrique.

Plano

O diretor-presidente do Implurb, Carlos Valente, destacou que a prefeitura já trabalha na construção de um plano para a melhoria da expansão de vias na cidade. “Estamos trabalhando em um plano de alinhamento e passeio, que está dentro do Plano Diretor da cidade e que diz claramente aos cidadãos que eles devem reservar um espaço para futuras ampliações do sistema viário. O Implurb vai dar as diretrizes, construindo linhas, onde nenhuma construção poderá ser feita a partir dali”, explicou  Valente, ao destacar que esse plano será um divisor de águas para oferecer à cidade de Manaus condições de ampliar o seu sistema viário por até 40 anos.

Foto – Osmar Neto

Qual Sua Opinião? Comente:

Deixe uma resposta