Prefeitura começa a treinar guardas municipais para usar armamento letal

Dentro da proposta do programa de governo do prefeito David Almeida, de armar a Guarda Municipal, para garantir mais segurança à população e ao patrimônio público, a Prefeitura de Manaus, por meio da Casa Militar, publicou nesta segunda-feira, 25/10, o edital nº 001/2021, no Diário Oficial do Município (DOM), referente ao processo simplificado de seleção interna para a capacitação dos guardas municipais para o uso de armamento letal.

“Essa é mais uma promessa de campanha, que está sendo cumprida em menos de um ano de governo. A exemplo de capitais como Belo Horizonte, Curitiba, Natal, Vitória e Teresina, vamos armar nossa Guarda Municipal, para que a população fique em segurança, para frequentar os espaços públicos. A guarda municipal armada estará presente 24 horas em terminais e em grandes logradouros como feiras e mercados. A segurança pública é atribuição do Estado, mas vamos dar nossa contribuição naquilo que for possível. Esse é mais um avanço na nossa gestão”, enfatizou David Almeida.

O processo conta com seis fases eliminatórias, como exames de aptidões física e psicológica, que irão classificar os agentes à fase de capacitação para utilizar os armamentos letais.

“É um marco para a Guarda Municipal, que na gestão do prefeito David Almeida tem sido valorizada como deve ser. Essa capacitação para o uso do armamento de arma de fogo faz parte do processo para armar a Guarda Municipal de Manaus. Há 72 anos a guarda estava esquecida pelo poder público e iniciamos o ano com a missão de valorizar cada agente, criando o estatuto, o Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos, bem como armá-los, para que possam ter, no mínimo, condições de igualdade frente ao crime, algo tão desejado pela categoria e sociedade. Em breve, Manaus poderá contar com uma guarda armada e apta a enfrentar a criminalidade no município, de forma que as famílias possam frequentar os parques e logradouros municipais com mais segurança”, enfatizou o secretário municipal chefe da Casa Militar, tenente William Dias.

Os guardas municipais podem acessar o edital pelo site da Casa Militar (www.casamilitar.manaus.am.gov.br) e conferir os requisitos e etapas do processo seletivo, bem como a inscrição.

Durante os 10 meses de gestão, os guardas municipais já passaram por treinamentos de defesa pessoal; atendimento ao turista – com aulas de inglês, francês e espanhol e ronda Maria da Penha, como forma de prepará-los para o atendimento ao público de forma mais especializada e para atender as demandas nos espaços públicos municipais.

Compra de armas

No dia 16 de setembro, a Casa Militar publicou no DOM a inexigibilidade referente à aquisição de arma de fogo (pistola semiautomática), para a modernização da Guarda Municipal de Manaus com a empresa Taurus Armas S.A, única fabricante no país das pistolas semiautomáticas – calibre 9 milímetros, totalizando 250 unidades no valor de R$ 895.712,50.

Qual Sua Opinião? Comente:

Deixe uma resposta