Prefeito abre curso que incentiva especialização em saúde da família

O prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto, esteve nesta quarta-feira, 5/12, na Unidade Básica de Saúde (UBS) Nilton Lins, no Parque das Laranjeiras, zona Centro-Sul, para dar início ao Curso de Especialização em Saúde Pública com ênfase na Estratégia Saúde da Família, coordenado pela Escola de Saúde Pública (Esap), instituição vinculada à Secretaria Municipal de Saúde (Semsa).O prefeito afirmou que o curso é um marco para a saúde pública de Manaus, pela importância de poder qualificar tanto os servidores do município quanto de outros órgãos.

“Estamos mostrando que nunca viraremos as costas para atender aqueles que mais precisam dos serviços básicos de saúde. Vamos seguir preparando pessoas que darão o melhor que elas têm, oferecendo serviços com cada vez mais qualidade, à população de Manaus”, assegurou o prefeito.

O secretário municipal de Saúde, Marcelo Magaldi, explica que este é o primeiro projeto temático da Esap, inaugurada em julho pelo prefeito Arthur Virgílio Neto. “A Escola é essencial para a promoção, a médio e longo prazo, da qualificação de profissionais que assegurem por meio de projetos inovadores e gestão democrática, a melhoria na qualidade dos serviços disponibilizados aos usuários na rede de saúde pública no município de Manaus”, justifica.

Magaldi ressalta, ainda, que o ano de 2018 foi marcado pelo lançamento do primeiro programa da Escola de Saúde Pública, o Programa Mais Saúde Manaus (Promais), com o objetivo de contribuir com a formação e qualificação profissional, visando a integração ensino-serviço-comunidade a partir das necessidades sociais e do Sistema Único de Saúde (SUS).

Durante a aula inaugural foram apresentados o curso, seus objetivos, formas de avaliação e metodologia, gestores locais, tutores, preceptores e especializandos. 

O curso 

Neste primeiro curso foram contemplados 68 bolsistas. A Esap tem capacidade para atender 600 bolsistas e no momento está elaborando o processo de seleção para as 12 vagas do curso de residência médica em atendimento de família e comunidade.

A Especialização em Saúde Pública, com Ênfase na Estratégia Saúde da Família, é o primeiro projeto ofertado pelo Promais, desenvolvido em parceria com a Universidade do Estado do Amazonas (UEA).

O curso dispõe de plano de ensino em formação em serviço em processo de melhoria contínua, exigindo o envolvimento de profissionais da academia e especialistas do serviço, possibilitando maior integração entre a gestão, ensino, serviço e comunidade.

Qual Sua Opinião? Comente:

Deixe uma resposta