Possível nome para concorrer a prefeito, Choy assume papel que projetou Carlos Almeida

Entre os “outsiders” (expressão em inglês que define possíveis candidatos a cargos eletivos que não representam grupos tradicionais da política) que se apresentam para disputar a Prefeitura de Manaus em 2020, o presidente reeleito da Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Amazonas, Marco Aurélio Choy, assumiu ontem um papel que projetou o então defensor público Carlos Almeida e fez dele o atual vice-governador do Estado: o de defensor dos servidores públicos.

Almeida se destacou ao encampar lutas de servidores por reposição salarial desde o Governo José Melo (PROS). No ano passado, assumiu a direção local do PRTB, lançou-se candidato ao Senado e depois fez aliança com o atual governador Wilson Lima (PSC) para disputar uma eleição que parecia improvável, mas acabou sendo bem sucedida.

Ontem, representantes das principais entidades de classe que representam diversas categorias de servidores públicos do Amazonas estiveram reunidos com Choy. Ele prontamente se comprometeu a acompanhar a Ação Direta de Inscontitucionalidade (Adin) movida por uma das organizações sindicais contra o Projeto de Lei 198/19, aprovado pela Assembleia Legislativa, que congela salários e promoções em 2020 e 2021.

O advogado se propôs ainda a mediar uma interlocução junto ao governo. “Existem várias formas de enxugar os gastos da folha de pagamento do Estado” observou. Ele ainda orientou os servidores sobre o direito de greve e atos do governo que são interpretados por eles como intimidatórios, como a solicitação da prisão do presidente da Associação dos Praças da Polícia Militar, Gerson Feitoza.

NA ALEAM

Hoje, Choy e sua vice, Grace Anny Fonseca Benayon Zamperlini, estiveram presentes em solenidade promovida pela Assembleia Legislativa em homenagem ao Dia do Advogado.  Em discurso político, ele  destacou que a advocacia é a voz constitucional do cidadão.

“A advocacia é a voz constitucional do cidadão, que só chega ao Poder Judiciário, só consegue levar as suas demandas por intermédio do advogado. Então, a cada dia, a importância da advocacia se fortalece cada vez mais e é de grande o peso que a Casa do Povo, neste caso a Assembleia Legislativa, preste essa relevante homenagem”, afirmou.

O advogado, que se destacou na advocacia eleitoral, não tem comentado publicamente a intenção de entrar para a política, mas incentiva discretamente a divulgação de seu nome. Ele ainda não se filiou a nenhum partido.

Qual Sua Opinião? Comente:

Deixe uma resposta