Ponte que liga o Educandos ao Centro é entregue totalmente revitalizada

Quarenta e cinco anos depois da inauguração, a ponte Antônio Plácido de Souza, que interliga o bairro de Educandos ao Centro, na zona Sul, recebeu a sua primeira revitalização total e foi oficialmente entregue nesta sexta-feira, 20/11, feriado municipal pelo dia da Consciência Negra, pelo prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto. A nova estrutura, que já estava liberada para o tráfego de veículos desde o dia anterior, por determinação do próprio prefeito, integra o projeto de reforma e manutenção de pontes realizada nos últimos anos na cidade.

“É uma obra complexa, que exigiu muitos cuidados, mas que possui um peso histórico muito grande e que nos dá uma enorme alegria de entrega-la, porque se junta a uma série de outras grandes obras que estamos fazendo e entregando à cidade. Eu olhava para essa ponte e pensava ‘temos que revitalizá-la’. Então, é mais um compromisso cumprido, que nem estava no papel, mas que era um compromisso pessoal meu, entregar esse patrimônio histórico aos moradores de Educandos e à cidade de Manaus”, destacou o prefeito Arthur Neto, que estava acompanhado da presidente do Fundo Manaus Solidária e da Comissão Especial de Paisagismo e Urbanismo, a primeira-dama Elisabeth Valeiko Ribeiro.

Um dos líderes comunitários do bairro de Educandos, Erasmo Amazonas, agradeceu e ressaltou o trabalho de paisagismo e urbanismo que está sendo feito em toda a cidade. “Nós estávamos esperando muito essa ponte, que é muito útil para todos os moradores. Agora, ela está pronta, linda e segura. Agradecemos também à primeira-dama, dona Elisabeth, pelo belo trabalho que está fazendo nos canteiros e meios-fios com o paisagismo, que está dando uma nova cara para os bairros”, disse o morador.

Um dos primeiros motoristas a cruzar a nova ponte, Ricardo Soares, comemorou a liberação da via. “Muito obrigado prefeito Arthur, nós esperamos muito por essa obra que ficou linda, já passei por ela e está de qualidade. Nós, moradores, agradecemos”, contou, ao passar pela via, liberada na tarde de quinta-feira, 19/11, assim que foi entregue pela empresa, com os trabalhos concluídos, à prefeitura.

Revitalização

Toda a manutenção foi coordenada pela Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), por meio de uma empresa especializada, que inseriu aparelhos de apoio com materiais resistentes para sustentar o impacto da laje estrutural. O tabuleiro, que antes era feito em concreto tradicional, foi reconstruído em Concreto Betuminoso Usinado a Quente (CBUQ), mais resistente.

O equipamento ganhou ainda guarda-roda, dando maior segurança aos veículos e pedestres que fazem travessia pelas laterais, além de novo guarda-corpo em estrutura metálica. Também foi realizada manutenção corretiva e preventiva na face inferior do tabuleiro, assim como nos pilares e vigas que apresentavam armadura exposta.

As juntas de dilatação da ponte apresentavam vegetação e resíduos acumulados ao longo dos anos. Na vistoria técnica da Seminf, o laudo acusou a ausência de vedação entre as juntas e, em algumas delas, danificação das barras metálicas, ocasionada pela ação natural do tempo. Os blocos de fundação estavam severamente comprometidos e alguns deles apresentavam pequenas regiões com exposição das barras de ferro que compõem a armadura do equipamento.

Sobre as linhas de ônibus que circulavam pela ponte do Educandos antes da intervenção, o Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU) informa que está em andamento um estudo para que as linhas voltem a circular, gradativamente, a partir da próxima semana, seguindo o antigo itinerário.

O projeto de reforma e manutenção de pontes já recuperou passagens nos bairros Nova Esperança, Alvorada e Nova República, além das duas pontes da avenida São Jorge, a da avenida Brasil e a da rua Cecília Meirelles.

Qual Sua Opinião? Comente:

Deixe uma resposta