Ponte do Alvorada é mais uma estrutura recuperada em Manaus

Completamente reformada, a nova ponte da rua 5 do bairro Alvorada, zona Centro-Oeste, foi entregue à população nesta terça-feira, 19/2, pelo prefeito Arthur Virgílio Neto. A obra, que dá mais trafegabilidade a uma das principais vias da área, faz parte do projeto de modernização de pontes da Prefeitura de Manaus, que já recuperou dezenas de estruturas danificadas pela cidade.“Uma ponte nova com estrutura de concreto, que está acompanhada de um bom recapeamento. Está bastante bonita do ponto de vista estético. É mais uma ponte que substitui aquelas de gabião que já duraram o que tinham que durar e não aguentam mais o trânsito pesado de Manaus. Estamos trocando uma por uma, colocando pontes modernas que vão durar 60 ou 70 anos para que possamos plantar hoje, com segurança, o futuro de Manaus”, destacou Arthur.

Chamada de Wellington Montemurro, a estrutura recebeu aduelas de concreto, medindo 2,5 por 2,5 metros, além do aterro total para o nivelamento da via que solucionaram antigos problemas causados pelo intenso fluxo de veículos e evitarão as alagações que prejudicavam os moradores.

“Já choveu aqui esses dias e não aconteceu mais como acontecia, de transbordar para dentro das casas. Agradeço a Deus e ao prefeito, além de toda a prefeitura, que fizeram um trabalho digno e eu estou muito feliz com isso. Não só eu, como todos os vizinhos daqui”, comentou o aposentado Nézio Oliveira da Silva, 71.

O igarapé que corta a via também recebeu contenção do muro de arrimo, desassoreamento e limpeza. A antiga estrutura foi totalmente demolida, dando lugar a uma ponte mais moderna e resistente. As equipes da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf) também realizaram os serviços de contenção de talude, calçadas, meio-fio, drenagem superficial, sarjetas e o recapeamento no trecho.

“Essa ponte estava em um nível muito baixo e toda a água que vinha transbordava, então estudamos a vazão no projeto e houve o levantamento da ponte e com isso resolvemos o problema. Na última chuva, que choveu 75 milímetros, não teve mais problema porque agora é uma ponte moderna feita no método convencional de concreto”, complementou o secretário da Seminf, Kelton Aguiar.

A ponte também recebeu nova sinalização do Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização de Trânsito (Manaustrans), com linhas duplas amarelas para ordenar a circulação e o sentido dos veículos e uma faixa de pedestres para dar mais segurança na travessia de pessoas naquele trecho da via.

Homenagem

Em homenagem ao economista amazonense, que estudou e trabalhou por muitos anos com o prefeito Arthur contribuindo para a evolução de Manaus, a nova ponte recebeu o nome de Wellington Montemurro. Familiares do economista estiveram presentes na ponte e se sentiram honrados com a homenagem.

“É uma obra que vai durar muito tempo, vai ajudar a população, uma ponte que liga pessoas. E essa é uma honra para a família toda receber essa homenagem por parte do prefeito Arthur Neto”, ressaltou o filho do homenageado, Wellington Montemurro Filho.

Foto: Mário Oliveira

Qual Sua Opinião? Comente:

Deixe uma resposta