Policiais civis lotados na 53ª Delegacia Interativa de Polícia (DIP), situada no município de Santo Antônio do Içá, distante 880 quilômetros em linha reta da capital, sob a coordenação do gestor da unidade policial, o investigador de Polícia Francisco Rebouças, em conjunto com agentes da Polícia Federal e da Força Nacional, deflagraram no início da tarde do último sábado (3/8), por volta de meio-dia, operação policial que resultou na apreensão de embarcação com cerca de 13 toneladas de pescado em situação irregular.
Durante a ação, as equipes apreenderam 6 toneladas de pirarucu e 7 toneladas de peixe liso, que estavam sendo transportadas ilegalmente. Segundo o comandante da embarcação que estava fazendo o transporte da mercadoria, Manoel Bernardes, 52, o embarque da carga ocorreu no município de Fonte Boa, tendo como destino Tabatinga.
O gestor da 53ª DIP relatou que, durante a operação, foram fiscalizadas embarcações suspeitas de transportar pescado ilegal. Rebouças destacou que, ao longo da ação, foram feitas a averiguação da origem dos peixes e o regulamento de transporte e comercialização, além da verificação da venda proibida de carne oriunda da caça de animais silvestres.
“Deflagramos essa operação no alto rio Solimões. Avistamos o barco e efetuamos a abordagem aos tripulantes. Assim que identificamos o pescado ilegal, autuamos o comandante da embarcação pela prática ilícita. Apostamos que esse tipo de ação possa amenizar os impactos ambientais que vêm ocorrendo”, argumentou o investigador.
Indiciamento – Conduzido ao prédio da 53ª DIP, o comandante foi indiciado por transporte ilegal de peixe, crime previsto no Artigo 34 da Lei 9.605/1998, conhecida como Lei de Crimes Ambientais. Após os procedimentos cabíveis na unidade policial, o homem foi liberado e irá responder ao processo em liberdade.
Doação – O gestor Francisco Rebouças informou que as 13 toneladas de peixe apreendidas durante a operação foram doadas a instituições filantrópicas, igrejas e moradores de comunidades de Santo Antônio do Içá.
Compartilhe isso:
- Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela)
- Clique para enviar um link por e-mail para um amigo(abre em nova janela)
- Clique para imprimir(abre em nova janela)