Polícia Federal deflagra operação contra garimpo ilegal de ouro no Amazonas

A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta quarta-feira (20), a terceira fase da Operação Uiara. A ação acontece Jutaí, no Amazonas, e visa combater garimpos ilegais e crimes ambientais na região. Dentre os alvos, está Pedro Macario Barbosa, prefeito do município.

De acordo com as investigações, havia no município uma organização voltada à prática de garimpo ilegal, corrupção ativa e passiva, crimes ambientais e outras infrações.

Foram cumpridos 10 mandados de busca e apreensão e 10 medidas cautelares, dentre elas as de afastamento do cargo/funções públicas e acesso à prefeitura de Jutaí/AM, além da cassação de autorizações de garimpos de minério ilegal.

Na Operação Uiara I, que teve por objetivo a desintrusão de garimpeiros ilegais na região de Autazes/AM e Nova Olinda do Norte/AM, foram destruídas 131 balsas, sendo três pessoas presas com 150 gramas de ouro extraído ilegalmente da calha do Rio Madeira. 34 balsas foram destruídas.

A PF esclarece que atualmente toda a atividade de lavra de minério na região é ilegal e que as ações objetivando a desintrusão de garimpeiros continuarão a ser realizadas, assim como serão estendidas no decorrer do ano a outras regiões no Estado do Amazonas.

Qual Sua Opinião? Comente:

Deixe uma resposta