PF prende homens transportando três toneladas de minério raro, sem autorização da União

A Polícia Federal prendeu dois indivíduos transportando grande quantidade de minério pertencente à União na noite desta sexta-feira (02/04). Eles foram apresentados à PF por policiais do Batalhão Ambiental da Polícia Militar.

Os policiais militares tomaram conhecimento da possível prática de crime e abordaram os suspeitos que estavam carregando, aproximadamente, 3 toneladas (3.000 kg) de produtos de origem mineral (Vivianita e Ametista), desacompanhados da documentação exigida por lei.

A Vivianita, que possui uma coloração verde semelhante à esmeralda, é um mineral raro, bastante cobiçado por colecionadores. Além disso, essa rocha é uma grande fonte de fósforo e de outros minérios. Para a exploração desses materiais, a legislação exige autorização da lavra pela Agência Nacional de Mineração, bem como a emissão da Nota Fiscal respectiva.

Diante dos fatos, a PF instaurou Inquérito Policial mediante Auto de Prisão em Flagrante, com indiciamento dos indivíduos pelo crime de usurpação de bem da União. Os minérios foram apreendidos e serão submetidos a exames periciais para posterior destinação legal.

Os presos foram encaminhados ao Centro de Detenção Provisória Masculino, para que lá permaneçam à disposição da Justiça Federal do Amazonas.

Qual Sua Opinião? Comente:

Deixe uma resposta