Pesquisadora australiana busca cura para hepatite B em Manaus

A representante do Instituto Hepatitis Victoria (Hepvic), a australiana Melanie Eagle, visitou nesta terça-feira (14/11), a Fundação Hospital Adriano Jorge (FHAJ), na zona sul de Manaus. Melanie Eagle, que desenvolve trabalhos na área de hepatites virais e planeja ações para a cura da Hepatite B, está em atividade de campo no Amazonas. A australiana também esteve na Escola Superior de Ciências da Saúde (ESA), da Universidade do Estado do Amazonas (UEA).  

“Em especial, vim entender os desafios e os projetos desenvolvidos no Amazonas no combate e tratamento das hepatites”, disse Melanie. Estou aprendendo muito e, quem sabe, trabalharemos em projetos para estimular e disseminar o combate às hepatites virais”, disse a pesquisadora que atua no Estado em parceria com Fundação Amazonas Sustentável (FAS). 

Segundo a Gastroenterologista Alinne Bessa, preceptora da UEA no Hospital Adriano Jorge, que estava acompanhando a pesquisadora, o Brasil é referência na prestação de assistência e cuidados a pacientes virais no Sistema Único de Saúde (SUS), desde 2002. Na FHAJ, unidade vinculada à Secretaria de Estado da Saúde (Susam), são atendidos pacientes ambulatoriais de pré e pós-transplante de fígado. Atualmente, estão em atendimento 578 pacientes no ambulatório de hepatologia da FHAJ. 

Desde a semana passada, a pesquisadora esteve reunida com unidades de saúde que prestam assistência e cuidados a pacientes de hepatites, a exemplo da Fundação Alfredo da Mata (Fuam), Fundação de Medicina Tropical (FMT), Escola Superior de Ciências da Saúde da Universidade do Estado do Amazonas (EsaA/UEA), Secretaria Municipal de Saúde de Manaus (Semsa) e Ministério da Saúde-Departamento de IST, HIV/Aids e Hepatites Virais, visando a socialização de ações, projetos e pesquisas desenvolvidas no Estado. 

Hepatitis Victoria Institute – O Hepatitis Victoria Institute (Hepvic) é uma organização não-governamental, sem fins lucrativos, radicada no sul da Austrália, no estado de Victoria. Referência na atuação específica de hepatite, o Hepvic atua em toda a região de Victoria para erradicar a viralidade da doença e promover assistência aos infectados por ela. Saiba mais em: https://www.hepvic.org.au/

Qual Sua Opinião? Comente:

Deixe uma resposta