Perigo no retorno às aulas

O governador do Estado, Wilson Lima, anunciou ontem (17) o retorno das aulas presenciais nas escolas estaduais do interior, a partir do dia 23 de novembro, começando em 12 municípios da Região Metropolitana, para cerca de 50 mil estudantes. E diz que as aulas seguem até 14 de dezembro, quando acontece o recesso escolar.

Volto a afirmar que essa é mais uma atitude irresponsável deste Governo, ameaçando a saúde e a vida da população. Pelo que consta, não houve deliberação oficial do Conselho Estadual de Educação para essa volta às aulas presenciais no interior. Vou cobrar cópia do parecer técnico do Conselho, que garanta a segurança dos alunos e servidores públicos, bem como parecer do Ministério Público Estadual e da Fundação de Vigilância em Saúde (FVS).

A pandemia por Covid-19 no Amazonas não acabou. Ainda é grande o número de infectados. De acordo com dados do próprio Governo, via Fundação de Vigilância em Saúde (FVS), dos 170.458 casos confirmados no Estado até esta terça, 67.259 são de Manaus (39,46%) e 103.199 do interior (60,54%), concentrando o dobro de infectados, em relação à capital.

Desde o início da reabertura das escolas, venho me posicionando contrário, diante da contaminação de muitos professores e alunos. Em agosto, denunciei o Estado nos Ministérios Públicos Estadual e Federal, por conta de constantes falhas nas prevenções sanitárias nas escolas, cobrando também o aval do Conselho Estadual de Educação. Não há garantias de segurança nem aos professores, técnicos e alunos da capital, imagina como vai ser no interior! O calendário escolar pode ser recuperado. Estamos falando agora de menos de 30 dias de aulas presenciais. Vale a pena esse grande risco? Minhas cobranças vão continuar.

*O autor é economista, advogado e deputado federal pelo PT