Pazuello diz a governador que enviará 11,3 milhões de doses aos Estados ainda este mês

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on email
Share on print

Em reunião virtual do Fórum Nacional de Governadores, nesta quarta-feira (17/02), com a participação do governador Wilson Lima, o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, informou que o Governo Federal distribuirá 230,7 milhões de doses de vacinas em todo o país até 31 de julho. Desse total, 11,3 milhões de doses serão enviadas aos estados, incluindo o Amazonas, ainda no mês de fevereiro.

O Ministério da Saúde está concluindo o cronograma das entregas com o quantitativo para todos os estados, para posterior divulgação. Pazuello destacou que o Governo Federal vai comprar vacinas de todos os laboratórios que têm imunizantes com eficácia comprovada.

Para execução do Plano de Aceleração de Vacinação, o Ministério da Saúde prevê o envio, ainda neste mês de fevereiro, de novas doses da vacina da AstraZeneca e da Coronavac para os estados. No Amazonas, o plano abrange a imunização de pessoas acima dos 50 anos de idade.

“Com o planejamento do Ministério da Saúde, há uma expectativa de que, até julho, a gente consiga avançar na imunização de boa parte da população, o que nos traz uma esperança muito grande para que a gente possa superar esse momento tão difícil que estamos passando”, disse Wilson Lima, ao ressaltar que o Governo do Amazonas já está pronto para receber as novas doses e dar total apoio aos municípios no cumprimento das metas de vacinação.

O governador também afirmou que o apoio do Governo Federal tem sido fundamental para que o Amazonas amplie a capacidade da sua rede de assistência no enfrentamento da pandemia de Covid-19, que em todo mundo tem afetado duramente os sistemas público e privado de saúde.

“A reunião do Fórum de Governadores também foi importante para tratarmos sobre esse apoio, como a questão do financiamento dos leitos de UTI para Covid-19 pelo SUS. Essa é uma discussão técnica que está sendo realizada entre o Ministério da Saúde e os secretários de Saúde dos estados e também dos municípios”, afirmou Wilson Lima ao comentar o compromisso do Governo Federal em ampliar esse financiamento de leitos de UTI, auxiliando estados e prefeituras no enfrentamento da Covid-19.

Foto: Diego Peres

Qual Sua Opinião? Comente:

Deixe uma resposta