Paisagem da Djalma mostra resultado de trabalho que Arthur vem implantando na cidade

Quem observa as árvores florescendo na Djalma Batista não conhece o projeto que possibilitou isso. Em seis meses foram plantados nas ruas da cidade dez mil mudas de plantas de várias espécies. O trabalho do projeto ‘Arboriza Manaus’ é modelo para que Artur Neto e Marcos Rotta tracem metas e um plano de governo ainda mais ousado de recomposição arbórea, além da criação da construção de um Centro de Produção de Mudas. De acordo com o prefeito, é um trabalho a longo prazo, mas que já começa a ter resultados.

O projeto Arboriza Manaus foi criado para recompor a vegetação nos espaços públicos de Manaus, como praças, passeios públicos e canteiros centrais. O trabalho estava previsto para ser finalizado até o fim do ano, mas a meta foi atingida neste mês de setembro. Foram utilizadas mudas de pau pretinho, jutairanas, patas de vaca e ipês, que hoje já compõem a avenida Djalma Batista, exemplo do bom manejo da atual gestão e que atualmente colore a cidade.

“É um trabalho lento. Não basta apenas plantar. Temos que cuidar para garantir que as plantas cresçam e floresçam. Segundo o IBGE, em 2010 Manaus tinha apenas 25% de cobertura vegetal. Acreditamos que já conseguimos melhorar este índice, mas ao final do próximo governo posso garantir que nossa cidade já estará mais verde. Quem passa pela André Araújo e Djalma Batista já tem esta impressão”, afirma Artur Neto.

Para garantir o sucesso do Arboriza Manaus, o plano de governo traz como meta a construção de um Centro de Produção de Mudas, em área de 1 hectare, que terá como finalidade atender a demanda de arborização, paisagismo e doação de mudas na cidade, com vistas ao incremento da arborização e embelezamento urbano. Manaus já experimenta um crescimento no número de mudas produzidas, distribuídas e plantadas, daí a necessidade de possuir um centro que possa funcionar também como um local de visitação e atividades educativas para a população.

“Duas áreas já são apontadas como possíveis localizações para o novo centro: o Parque Municipal do Mindu, no Parque Dez, e uma grande área no Tarumã. Vamos trabalhar para consolidar este local. Manaus merece. O projeto busca dotar a Semmas de infraestrutura de produção de mudas, com a construção de sede administrativa e contratação de mais profissionais do setor”, afirma o candidato a vice-prefeito, Marcos Rotta.

Ao invés de 58 áreas definidas, o Arboriza Manaus chegou a 61 logradouros, entre canteiros centrais e passeios públicos, o que permitirá vislumbrar num futuro próximo corredores viários arborizados na cidade. O trabalho de plantio continuará até o final do ano com ações nas avenidas Constantino Nery, Telmário Pinto, Jacira Reis, do Turismo, do Futuro, Santos Dumont, Álvaro Maia e a Praça de Nossa Senhora de Nazaré.

Qual Sua Opinião? Comente:

Deixe uma resposta