No dia Nacional de Combate ao Câncer , que transcorre amanhã, 24 de novembro, a Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama (Femama) e organizações associadas ao Centro de Integração Amigas da Mama (Ciam-AM), entregarão ao deputado Luiz Castro (Rede), um ofício solicitando o Registro Compulsório dos casos de câncer no Estado do Amazonas.
O documento será entregue durante encontro que acontecerá no auditório Natanel Rodrigues, da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam), às 10h30. Simultaneamente, o ato ocorrerá em todas as Assembleias Legislativas do País, em que as entidades defenderão a adoção do Registro Compulsório do câncer na pauta política de cada Estado.
O deputado Luiz Castro, que prioriza a Saúde em sua agenda política, considera fundamental o registro dos casos de câncer, para que se tenha uma estatística realista da prevalência da doença no Amazonas, que possa orientar as políticas públicas de prevenção, de combate e de tratamento do câncer, com mais eficiência.
De acordo com a representante da Fenama no Estado e presidente do Centro de Integração Amigas da Mama, Joana Masulo, trata-se de uma luta da entidade e de suas associadas, diante do quadro insuficiente de informações disponíveis sobre o cenário oncológico no Brasil.
“A utilização deste instrumento agilizará o diagnóstico e o tratamento do câncer no País e facilitará o cumprimento da Lei nº 12.732/12”, ressalta Joana, explicando que a Lei determina o início do tratamento oncológico no Sistema ÚnIco de Saúde (Sus) em até 60 dias após o diagnóstico do câncer.
Compartilhe isso:
- Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela)
- Clique para enviar um link por e-mail para um amigo(abre em nova janela)
- Clique para imprimir(abre em nova janela)