Operação faz varredura em 12 bairros na zona Sul de Manaus para combater o tráfico de drogas

A Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM) deflagrou nesta terça-feira (17/09) a Operação Cruzada na zona sul de Manaus. Mais de 300 policiais civis e militares estão cumprindo mandados de prisão, busca e apreensão relacionados ao crime de tráfico de drogas contra suspeitos de envolvimento com organizações criminosas em 12 bairros da região.

As equipes policiais estiveram desde as primeiras horas da manhã cumprindo mandados, com o objetivo de dominar e ocupar o território. Ao todo, são 29 alvos. As investigações foram feitas pela Polícia Civil, através da Seccional Sul, com participação da Delegacia Especializada em Homicídios e Sequestros (DEHS) e Polinter.

A ação integrada tem coordenação do secretário de segurança, coronel Louismar Bonates, do Comandante-Geral da Polícia Militar, coronel Ayrton Norte, e do delegado-geral da Polícia Civil, Lázaro Ramos. Estão participando efetivos da Polícia Militar, Polícia Civil, Departamento Estadual de Trânsito (Detran), Departamento Integrado de Operações Aéreas (DIOA), Departamento de Polícia Técnico-Científica (DPTC) e Corpo de Bombeiros.

A operação resultou na prisão de três homens, sendo dois por envolvimento com o tráfico de drogas e um por homicídio. As prisões ocorreram nos bairros da zona Sul. Uma arma de fogo e trouxinhas de entorpecentes foram apreendidos.

Foram presos por tráfico de drogas Rafael Monteiro Rios dos Santos, 19, e Thiago dos Santos Cartilho. Foi preso em cumprimento a mandado por homicídio: Leonardo dos Santos Gomes, 25.

Segundo o secretário de segurança pública, coronel Louismar Bonates, o objetivo da operação era cumprir 29 mandados de busca e apreensão em locais denunciados pela população como pontos de vendas de entorpecentes. “O objetivo que nós queríamos foi alcançado, que era recolher informações do tráfico e outros itens que vão permitir a continuidade das investigações. Esse trabalho das polícias na zona sul já vem acontecendo há dois meses, é incessante e estamos devolvendo a paz para população”, disse.

O delegado geral da Polícia Civil, Lázaro Ramos, afirmou que o material apreendido será analisado, periciado e usado como provas contra organizações criminosas. “Principalmente as facções criminosas, como o tráfico e os crimes de homicídios”, informou.

De acordo com o comandante-geral da PM, coronel Ayrton Norte, o trabalho foi pontual na zona sul com o aumento da quantidade operacional da área. “A Polícia Militar tinha 130 homens e 50 viaturas na área de serviço para suplementar a operação nesses bairros aqui da zona sul. Nós vamos continuar trabalhando para que a população tenha a segurança que merece, para isso nós pedimos que a sociedade continue denunciando via 181, ajudando o trabalho da polícia”, garantiu.

Conforme o delegado George Gomes, titular do Departamento de Polícia Metropolitana (DPM), os presos na operação são denunciados como envolvidos com a criminalidade. “Um deles é extremamente perigoso, acusado de vários homicídios na cidade, ligado à uma facção criminosa
Outros se tratam de traficantes de drogas, em várias residências, vilas e comércios, vários locais onde foi cumprido esses mandados”, explicou.

Foto: Erlon Rodrigues

Qual Sua Opinião? Comente:

Deixe uma resposta