Nesta terça-feira (9), em audiência da Comissão de Assuntos Econômicos do Senado, da qual é presidente, o senador Omar Aziz manifestou sua preocupação com a portaria 309, do Ministério da Economia, que reduz impostos de produtos importados de informática.
Para o senador, a medida defendida pelo Governo Federal precisa ser debatida, para não comprometer a geração de empregos e a competitividade da indústria brasileira: “O que nós estamos lutando não é só pela Zona Franca de Manaus, mas sim pela indústria brasileira. Só tem consumo, se houver empregos, sem emprego o cidadão não tem recursos para consumir estes produtos”, comentou.
O senador destacou, ainda, que medidas iguais em outros países não surtiram os efeitos desejados: “Outros países tentaram isso, mas não deu certo, porque as industrias que monopolizam o setor no mundo chegam com preço menor e quando quebram a indústria local, eles aumentam para o preço que quiser, e ninguém poderá controlar esses preços”, disse o senador em tom de preocupação.
Por fim, o senador destaca que a portaria não deve ser revogada, mas sim analisada para dar objetividade a questões subjetivas: “Nós temos que analisar essas questões ponto a ponto, para dar uma garantia e segurança, pois não adianta melhorar a economia brasileira se não gerarmos empregos. Temos mais de 14 milhões de pessoas desempregadas e tomando essas medidas que o Governo pretender tomar, isso vai dificultar e desempregar mais o cidadão”, finalizou o senador amazonense.
Compartilhe isso:
- Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela)
- Clique para enviar um link por e-mail para um amigo(abre em nova janela)
- Clique para imprimir(abre em nova janela)