O QUE PENSO SOBRE…

11949569_907269616028114_1511912519_nComo não sou político, no sentido partidário obviamente, dou-me a liberdade de emitir opinião em torno de temas os quais muitos parlamentares e detentores de cargos nos poderes constituídos,  têm pavor ou pânico em abordar e, como disse o editor deste Blog, que eu “escreveria sobre assuntos que me viessem à cabeça sempre com uma pegada forte e opiniões muito próprias”, passarei então  a expor nas próximas colunas o que penso sobre temas polêmicos e espinhosos, pois penso estar abrindo canal de debates com os leitores de forma salutar e esclarecedora.

 

1. Maior idade penal- Em que pese a Igreja Católica, alguns movimentos sociais, entidades políticas e de classe e renomados pensadores sociais terem se posicionado contra o rebaixamento de idade para imputação penal expondo as mais variadas e não menos polêmicas teses, tenho opinião contrária e sou  plenamente a favor da redução por entender que biológica, física e intelectualmente  e, especialmente por ter hoje mais e melhor acesso aos meios de informação e formação do que anos atrás, o jovem atual tem plena consciência do que quer e pode ou não fazer inclusive, sabe muito mais do que podemos imaginar  quais as conseqüências e implicações dos seus gestos erráticos, logo, não é a idade e sim a capacidade mental e intelectual do jovem transgressor que deve ser levado em conta na hora da imputação. Ademais o Brasil, em termos de violência protagonizada por jovens, não é nada nada diferente de outros países os quais adotaram a redução da maioridade penal.

Ainda que uns e outros argumentem a respeito das condições  sociais, de acesso educacional e econômicas às quais esse jovem está submetido bem, isso é tema para uma coluna exclusiva.

2. Aborto- Sou visceral é terminantemente contra e nem vou adentrar por largos argumentos de cunho religioso os quais minha formação moral e espiritual me permitiriam divagar.

Me atenho tão somente ao respeito à vida e à liberdade que as mulheres têm de engravidar sendo por excelência uma escolha e não uma imposição, logo, sendo livres para tal, as mulheres candidatas à gravidez devem também respeitar a liberdade de nascer àqueles que carregam no ventre.

Podemos não ter, do ponto de vista da abrangência  e de instalações  físicas o ideal para o acesso à saúde pública porém, em se tratando de saúde da mulher, assistência à gravidez, programas de aleitamento materno, acompanhamento pediátrico entre outros, a saúde pública está perfeitamente preparada para assistir nossas mulheres que queiram levar a termo sua gravidez.

3.Corrupção- Tenho lido e ouvido falar que desde que o mundo é mundo a corrupção existe. E é verdade!

Ocorre que esta é uma forma simplista e reduzida  de alguns tratarem o tema,com certeza, querendo justificar a milenar arte de roubar e desviar bens e recursos públicos sobre o que me arvoro contra.

Análises  e projeções são feitas por estudiosos econômicos e sociais calculando os prejuízos causados pela prática da corrupção mundo afora e, quando se fala do nosso país, a conclusão que se chega é que esses desvios têm impacto negativo sobre a melhor aplicação dos recursos em programas especialmente das áreas da saúde, saneamento básico e educação e são a causa de verdadeiras tragédias sociais que assistimos.

Importante instituto brasileiro de estudos sócio econômicos avalia que anualmente a corrupção suga aproximadamente 200 bilhões de reais dos cofres públicos. Isso é PIB de muitos estados brasileiros somados.

Volto semana que vem com mais opiniões sobre outros temas não menos polêmicos. Té logo!

Sds Ronaldo Derzy Amazonas

Ronaldo Amazonas, ex-diretor da Fundação Alfredo da Matta, um dos mais polêmicos ativistas da internet. Escreve sobre o que lhe vier à cabeça, sempre com uma pegada forte e opiniões muito próprias.

Qual Sua Opinião? Comente:

Este post tem um comentário

Deixe uma resposta